Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17944
Título: Interpretação dos sinais de ornamentação em obras selecionadas de C. PH. E. BACH : sonatas prussianas 1 e 2, WQ 48(1742) e sonata para viola da gamba e instrumento de tecla, WQ 88 (1759)
Autor: Calado, Isabel Emília Loureiro
Orientador: Latino, Adriana
Palavras-chave: C. Ph. E. Bach
Ornamentação
Sonatas Prussianas
Sonatas para Viola da Gamba e Instrumento de Tecla
C. P. E. Bach
Ornamentation
Prussian Sonatas
Sonatas for Viola da Gamba and Keyboard
Data de Defesa: 2011
Resumo: Actualmente os alunos de instrumentos de tecla, como o piano e o cravo, estudam obras dos períodos Barroco e Clássico mas, frequentemente, não aprofundam conhecimentos no período de transição que decorreu entre esses dois grandes estilos da História da Música. C. Ph. E. Bach é um dos mais importantes compositores no referido período de transição. Atendendo às dificuldades com que se deparam os alunos que iniciam o estudo destas obras, nas decisões relativamente à ornamentação a executar, à complexidade do capítulo dedicado à ornamentação do Versuch über die wahre Art das Clavier zu spielen (Ensaio sobre a verdadeira arte de tocar instrumentos de tecla) publicado em 1753 (Parte I) e 1762 (Parte II) e ao facto de o principal sinal de ornamentação encontrado nas obras de C. Ph. E. Bach anteriores ao «Ensaio» poder ter múltiplos significados, nesta dissertação procuro descodificar as indicações de ornamentação em três sonatas de C. Ph. E. Bach. Seleccionei duas Sonatas Prussianas, publicadas em 1742 e uma sonata para viola da gamba e instrumento de tecla escrita em 1759.
Keyboard students study baroque and classical works and frequently skip the transition period. C. P. E. Bach is one of the most important composers from the transition period. Considering the ornamentation difficulties found by students who start the study of works from this period, the complexity of the ornamentation chapter on Versuch über die wahre Art das Clavier zu spielen (Essay on the true art of playing keyboard instruments) published in 1753 (Part I) and 1762 (Part II) and the fact that the most frequent ornamentation signal may have multiple interpretations, I present the interpretation of the ornamentation signals of two Prussian Sonatas, published in 1742 and one Sonata for viola da gamba and keyboard, written in 1759.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17944
Aparece nas colecções:EA - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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