Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17943
Título: Mapeamento de texturas da pele de personagens humanóides
Autor: Duarte, Maria Helena Lima
Orientador: Barbosa, Álvaro
Kunz, Sahra
Data de Defesa: 2010
Resumo: Nesta dissertação pretende-se explorar um tema muitas vezes pouco apreciado, mas de extrema importância, principalmente quando o objectivo é obter resultados mais realistas ou pelo menos mais elaborados: o mapeamento de texturas, mais especificamente da pele de personagens humanóides. Assim, é feita uma breve viagem no tempo pelas datas de algumas das descobertas e filmes mais significativos na história da Computação Gráfica aplicada ao mundo cinematográfico, e é ainda explicada a importância da fase de texturização no processo de produção de uma curta-metragem de animação. Chama-se ainda a atenção para a necessidade de o artista possuir conhecimentos básicos sobre a pele, bem como de saber as alterações que os anos provocam na mesma. São também explicados os conceitos básicos que este tema envolve, mencionando os materiais mais comummente utilizados, o tipo de texturas existentes e a forma de realização do mapeamento das mesmas sobre uma superfície. Por fim, é feita uma descrição de todo o processo de realização da curta-metragem “O Concurso” abordando todos os pontos essenciais desde a pré-produção até à pós-produção, mencionando as influências sofridas, os problemas encontrados e ainda a aplicação dos conhecimentos adquiridos com a realização desta dissertação, em “O Concurso”.
This dissertation aims to explore a theme often unappreciated but extremely important, especially when trying to obtain more realistic or at least more elaborate results: texture mapping, specifically in the skin of humanoid characters. To achieve this purpose, we make a brief trip back in time for the dates of some of the most significant discoveries and movies in the history of computer graphics applied to the cinematic world, and explained the significance of the texturing process when producing a short film animation. Also, special attention is given to the need for the artist to acquire basic knowledge about the skin, as well as to know the changes that the years cause in it. It is also explained the basic concepts that this issue involves, specifying the materials most commonly used, types of existing textures and the way of mapping them on a surface. Finally, there is a description of the making of the short film "O Concurso" covering all the key points from pre-production to post production, citing influences suffered, problems encountered during the process, and also the application of knowledge gained in the theoretical research done for this dissertation on "O Concurso".
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17943
Aparece nas colecções:EA - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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