Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17938
Título: O uso do plágio de forma inconsciente na elaboração de trabalhos escolares por alunos do ensino básico e secundário
Autor: Frias, Joaquim Vitorino Carvalho Ferreira
Orientador: Restivo, Francisco
Ferreira, Nelson
Palavras-chave: Papel do professor
Aprendizagens
Plágio
Role of teacher
Learning
Plagiarism
Data de Defesa: 11-Out-2013
Resumo: Os professores defrontam-se nas escolas diariamente com diversos desafios, especialmente: despertar nos alunos a habilidade de gerir os seus pensamentos e emoções, motiva-los de forma a tornarem-se atores principais das suas aprendizagens, ensiná-los a pesquisar, tratar os dados da pesquisa e a formar opinião crítica. Acrescenta-se também que a escola para além de um lugar de aprendizagem, é um meio privilegiado de criação e estabelecimento de relações, pelo que deve ser um dos principais dinamizadores no combate de possíveis comportamentos desviantes. O professor deve dinamizar as suas aulas de forma a proporcionar aos alunos autonomia na aprendizagem. O objetivo do professor é ensinar o aluno a formular problemas, planear, orientar, pesquisar, selecionar e aplicar dados, incentivando-os ao desenvolvimento do seu pensamento crítico. O tema de investigação, “O uso do plágio de forma inconsciente na elaboração de trabalhos escolares por alunos do Ensino Básico e Secundário”, surgiu após a observação de más práticas na elaboração de trabalhos de pesquisa na disciplina de TIC pelos alunos. O objetivo desta investigação foi conhecer quais as razões apontadas pelos inquiridos como razão para incorrerem no plágio. Será uma ação racional, ou puro esquecimento na referenciação bibliográfica? Neste relatório, descreve-se e reflete-se sobre qual o papel do professor, quais as tarefas realizadas durante a PES (de componente letiva e não letiva), atividades do núcleo de estágio, a investigação efetuada, análise dos resultados obtidos e suas conclusões.
Teachers in schools are faced daily with many challenges, especially: to awaken in students the ability to manage their thoughts and emotions, motivate them to become leading actors of their learning, teach them how to search, treat the survey data and form critical opinion. It is also added that the school beyond a place of learning, is a privileged mean of creating and establishing relationships, reason why should be one of the main forces on the combat of possible deviant behaviours. Teacher should streamline their classes in order to by providing students autonomy in learning. The goal of the teacher is to teach the student to plan, guide, search, select and apply data, encouraging them to develop their critical thinking. The research theme, "The use of unconscious plagiarism in preparing school work by students of Elementary and Secondary Education", came after observation of malpractice by students in the preparation of research works on TIC subject. The objective of this research was to know the reasons cited by respondents as a reason for incurring the plagiarism. Is it a rational action, or pure forgetfulness in bibliographic reference? In this report, describes and reflects on the role of the teacher, the tasks performed during the PES (of lective and not lective component), activities of the core stage, research performed, analysis of results and conclusions.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17938
Aparece nas colecções:FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de estágio_Joaquim_Frias_Final.pdf2,87 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.