Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17937
Título: A aprendizagem baseada na resolução de problemas : um modelo de ensino para a disciplina de TIC
Autor: Neves, Susana Isabel Seabra das
Orientador: Restivo, Francisco
Godinho, Sónia
Palavras-chave: Ensino
Aprendizagem
Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas
Prática de ensino supervisionada
Teaching
Learning
Problem-based Learning
Supervised Teaching Practice
Data de Defesa: 30-Jul-2013
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e Relatório, do segundo ano do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade Católica Portuguesa de Braga, com vista à aquisição de habilitação profissional para o exercício da atividade de Professor de Informática, definidas pelo Decreto-Lei 220/2009 e tem como objetivo refletir sobre a atividade desenvolvida no último ano letivo enquanto professora estagiária. Esta atividade decorreu na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação, numa turma do 9º ano de escolaridade de uma escola do 3º CEB com Secundário, integrada na rede pública do sistema educativo português situada em Oliveira de Azeméis. Este trabalho está estruturado em capítulos que vão desde o enquadramento da Prática de Ensino Supervisionada, passando pela sua realização, pelas reflexões pessoais sobre factos observados, problemas e dificuldades encontradas, pela análise crítica das opções tomadas a nível de metodologias e recursos adotados e das posições assumidas durante a planificação e lecionação de aulas. Tudo isto numa perspetiva construtora da formação enquanto docente. Por último surge o projeto de investigação, um estudo de caso, que aborda o modelo de ensino orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, enquanto modelo promotor de algumas competências transversais ao currículo.
This internship report was developed within the scope of the unit Supervised Teaching Practice and Report, in the second year of the Mestrado em Ensino de Informática of the Universidade Católica Portuguesa de Braga, for the acquisition of professional qualification for the exercise of the activity of computing teacher, defined by Decree-Law 220/2009 and aims to reflect on the activities developed in the last school year as a teacher trainee.. This activity took place in the discipline of Information Technologies and Communication, in a class of the 9th grade at a school of the 3rd CEB with secondary education, integrated in the Portuguese public education system located in Oliveira de Azeméis. This work is structured in components that goes from the framework of Supervised Teaching Practice, through its realization, by personal reflections on observed facts, faced problems and difficulties, by critical analysis of the choices made in terms of resources and methodologies adopted and positions undertaken during the planning and teaching of the classes. All this from training as teachers construction perspective. Finally comes the research project, a case study, which addresses the teaching model oriented for Problem-based Learning as a promoter model for some cross-curricular competencies.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17937
Aparece nas colecções:FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE_SusanaNeves_CD.pdf23,78 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.