Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17930
Título: Aprendizagem ao longo da vida : os desafios na mobilização de competências do ser professor e do ser aluno
Autor: Machado, Vítor Manuel Venâncio
Orientador: Cruz, Sónia
Palavras-chave: Aprendizagem ao longo da vida
Prática pedagógica
TIC
Informática
Inquéritos Online
Lifelong learning
Pedagogical practice
ICT
Computing
Online Surveys
Data de Defesa: 18-Jun-2013
Resumo: O presente relatório foi elaborado para a disciplina de Prática de Ensino Supervisionado e Relatório (PESR) do Mestrado em Ensino de Informática da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga. Neste trabalho de investigação e de análise das práticas pedagógicas desenvolvidas, apresenta-se uma reflexão pessoal sobre a aprendizagem realizada, bem como as potencialidades e os constrangimentos inerentes à profissão docente. Este trabalho de introspeção tem como base pressupostos teóricos que assentam na problemática da aprendizagem ao longo da vida na Sociedade do Conhecimento e da Informação, as potencialidades das tecnologias da informação e comunicação (TIC)/Informática como suporte para a aprendizagem no contexto de sala de aula, ou fora dele, bem como a transversalidade das competências adquiridas nesta área, e a valorização das aprendizagens não-formal e informal no contexto da formação/educação. Neste sentido, refletem-se as Metas de Aprendizagem TIC, uma referência numa perspetiva transversal da aprendizagem que ultrapassa as paredes da sala de aula, contribuindo para reforçar o conceito de aprendizagem ao longo da vida e uma oportunidade de concretizar a transformação das práticas, articulando e integrando as TIC no desenvolvimento das competências expressas nos programas e orientações curriculares atuais, preparando, integralmente, os alunos para a vida na sociedade da informação e comunicação e valorizando a interação e as diferenças de cada um em benefício da aprendizagem. Discute-se igualmente o papel do professor/mediador, que já não é somente o transmissor de conhecimento, mas que se pretende ativo nas suas decisões como gestor curricular e na sua reflexão e investigação sobre as práticas, sobre o meio envolvente da escola onde trabalha, sobre as reais necessidades dos seus alunos. Um professor que adapta o currículo, agindo sobre as normas impostas. Apresentamos também o estudo realizado para a componente científica prevista para o segundo ano do mestrado, tendo em vista a consolidação de competências de investigação teórica e metodológica no domínio das ciências da educação e da aprendizagem ao longo da vida. Investigámos e refletimos a utilização dos inquéritos online e a sua importância nas práticas pedagógicas, e como podem ser uma ferramenta simples, gratuita, ecológica, reutilizável, adaptável a diferentes situações, que, conforme pudemos verificar, alguns professores já utilizam ao nível pessoal e profissional mas que ainda não mobilizam as potencialidades deste recurso para as práticas letivas.
This report was written as an assignment for the subject Supervised Teaching Practice and Report (STPR) as part of the Masters Degree in ICT Teaching from the Social Science Faculty of the Portuguese Catholic University in Braga. In this research work that deals with the analysis of pedagogical practice, we present, in detail, both a personal reflexion regarding the learning accomplished and the potential assets and restraints of being a teacher. This introspection is supported by not only theoretical assumptions that are based on the proposition of lifelong learning in the knowledge and information society, but also the advantages of the ICT/computing subject as basis for the learning inside or outside the classroom, the cross-curricular skills acquired in this area and the appreciation of non-formal and formal learning in an educational/training context. Therefore, we reflected on the ICT ‘Learning Outcomes’, a reference in a cross curricular perspective that extends beyond the walls of the classroom, helping to strengthen the concept of lifelong learning and an opportunity to make the transformation of practices come true, articulating and integrating ICT in skills development programs and guidelines expressed in the current curriculum, preparing students fully for life in the information society and communication, and enhancing the interaction and differences of each for the benefit of learning. We also discuss the role of the teacher/mediator who is no longer the knowledge communicator, but an active decision maker as far as the curriculum management is concerned and the way he analyses and investigates his practices and the environment of the school where he works on behalf of the real needs of his students. A teacher who adapts the curriculum, acting on the standards imposed. We also present the study for the scientific component planned for the second year of the master degree, bearing in mind the consolidation of theoretical and methodological research skills in science education and lifelong learning. We researched and reflected on the use of online surveys and its importance in teaching practices, and how they can be a simple, free, green, reusable tool, adapting it to new situations, which, as we observed, some teachers already use for personal and professional purposes but still do not mobilize the potential of this resource for classroom practices.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17930
Aparece nas colecções:FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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