Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17918
Título: Web 2.0 nas práticas letivas: perceções de professores e alunos sobre a sua utilização : relato reflexivo da prática de ensino supervisionado
Autor: Meneses, Carina Isabel Esteves
Orientador: Cruz, Sónia
Palavras-chave: TIC
Web 2.0
Práticas pedagógicas
ICT
Pedagogical practices
Data de Defesa: 18-Jun-2013
Resumo: As Tecnologias da Comunicação e Informação propiciam o aparecimento de novos cenários e ambientes originando numerosas potencialidades, quer para as práticas pedagógicas dos professores, quer para as aprendizagens dos alunos, tornando-se numa estratégia determinante para o pleno sucesso do processo ensino-aprendizagem. Neste contexto, a arte de ensinar constitui um desafio que obriga o professor a uma grande atividade, disponibilidade e adaptabilidade. Seguindo estes pressupostos, apostamos na formação como docentes aliando a possibilidade de realizar um estudo de caso, no qual recaiu igual importância. Deste modo, o relatório que aqui se apresenta descreve e analisa a prática docente em termos de atuação no processo de ensino-aprendizagem, em contexto de estágio profissional, onde as TIC tiveram uma presença irrefutável em toda a nossa ação pedagógica, bem como a investigação subordinada à temática da utilização das ferramentas da Web 2.0 nas práticas letivas por parte dos professores e a perceção que os alunos têm da utilização por parte dos seus professores. Os resultados a que chegamos demostram que, quer para professores, quer para os alunos, a utilização das TIC em contexto pedagógico são um importante recurso e estratégia. No entanto, apuramos que os professores, de um modo geral, não possuem formação adequada à sua efetiva utilização e desconhecem as inúmeras ferramentas e serviços que a Web 2.0, lhes proporciona no âmbito da prática letiva. Apuramos, igualmente, que a perceção dos alunos sobre a utilização dessas ferramentas por parte dos professores é deficitária.
The Information and Communication Technologies provide new scenarios and many potential environments, so much to teacher’s pedagogical practices as for student’s learning, becoming a strategy for the success of the teaching/learning process. In this context, the teaching's art is a challenge that envolves, from teachers, a lot of activity, availability and adaptability. By this we believe in teachers training and in the investigation need, which is very important in education. The report we present describes and analyzes teacher practice in the teaching/learning process in our teaching training process, where the ICT were well implemented with a visible presence in our pedagogical action, as well as in our research where we studied the Web 2.0 tools utilization on teachers practices and the perception of the students about this usage by their teachers. The results of our research show us that teachers and students consider the ICT usage in teaching an important resource and strategy. However, we conclude that teachers, in general, don’t have adequate training to use those technologies and don’t know much about the numerous tools and services that Web 2.0 can provide to their teaching practice. Our research also shows that students have the perception of the poor use of these tools by teachers.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17918
Aparece nas colecções:FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final Carina Meneses.pdf3,39 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.