Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17915
Título: Ferramentas da Web em contexto educativo : perceção e recetividade de alunos do 9º ano
Autor: Santiago, Katheleen de Oliveira
Orientador: Restivo, Francisco
Godinho, Sónia
Palavras-chave: Ferramentas da web
Ensino
Aprendizagem
Prática de ensino supervisionada
Web tools
Education
Learning
Supervised teaching
Data de Defesa: 15-Out-2013
Resumo: A prática de ensino supervisionada em informática assume-se como um elemento de integração e desenvolvimento no âmbito da prática profissional, em que a valorização do conhecimento no domínio do ensino deve ter presente uma constante preocupação na investigação educacional. A variedade de ferramentas sob a plataforma Web e as práticas que os estudantes atuais adotam são potencialmente relevantes para melhorar o entendimento sobre a forma como estas tecnologias podem ser apropriadas pelas escolas no processo de ensino-aprendizagem. O desenvolvimento a que assistimos nas novas tecnologias, o enfoque nas competências e menos nos conteúdos, o objetivo de perceber qual a visão que os alunos têm sobre a utilização das ferramentas da Web, levaram-nos a uma investigação sobre a perceção e a recetividade dos alunos para a utilização das ferramentas da Web em contexto educativo, conduzida em alunos do 9.º ano. A abordagem metodológica utilizada para o estudo de caso é qualitativa, complementada com tratamento quantitativo proporcionando uma melhor compreensão do estudo em análise. As técnicas de investigação utilizadas foram a observação participante e inquérito por questionário. Verifica-se que os alunos consideram que as ferramentas da Web podem ser aproveitadas em contexto educativo, no entanto poucos alunos estão familiarizados com o alcance e potencialidades das ferramentas e apenas um pequeno número se dedica a atividades mais sofisticadas, como a produção e publicação de conteúdos. Apesar de manifestarem interesse no uso de tecnologias para fins educativos, demonstram algumas reservas numa utilização mais aprimorada, tal como a construção partilhada de conhecimento. Conclui-se que as aprendizagens têm de ser orientadas para o aprender a pensar, e não apenas aprender a fazer, permitindo evoluir de uma sociedade da informação para uma sociedade do conhecimento, em que as novas tecnologias devem ser aproveitadas numa visão transdisciplinar, na qual o professor é visto como aquele que conduz ao conhecimento, incentivando e ensinando o aluno a alcançá-lo e a saber pensar.
Supervised teaching in I.T. is an element of integration and development in education, in which the value of knowledge must always consider the importance of research. The variety of tools available on the Web and current student practice are potentially relevant to understand how these technologies can be appropriated by schools in the teachinglearning process. The purpose of this study, inspired by the ongoing development of new technologies, is to understand how 9th-year students perceive and respond to Web tools in education, focusing on skills rather than contents. A qualitative methodology was used for the case study, complemented by a quantitative analysis for better understanding this study. The research techniques were participants’ observation and questionnaires. It was found that students believe web tools can be used in education, although not many are familiar with their importance and potential, and only a small number is able to carry out more sophisticated activities such as producing and publishing contents. Despite their interest in using technologies for educational purposes, students showed some reservation about more advanced uses, such as the co-construction of knowledge. It is concluded that education must focus on learning how to think, and not be limited to how to do, thus encouraging information society to become knowledge society. New technologies should, therefore, be used from a transdisciplinary perspective, in which teachers encourage and help students how to reach knowledge and how to think.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17915
Aparece nas colecções:FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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