Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17908
Título: A construção do sucesso escolar em contexto da prática de ensino supervisionada
Autor: Gaspar, Lisete Rito
Orientador: Cardoso, Sílvia Maria Castro Fortes
Palavras-chave: Práticas de ensino supervisionadas
Processos de ensino e de aprendizagem
Avaliação
Planificação
Projetos
TIC
Supervised Teaching Practice
Processes of teaching and learning
Evaluation
Planning
Projects
ICT
Data de Defesa: 20-Nov-2013
Resumo: A integração progressiva e orientada do aluno estagiário no exercício da atividade docente e nas atividades desenvolvidas no meio da comunidade escolar, a aquisição e o desenvolvimento de competências nos domínios, métodos e técnicas do processo de ensino aprendizagem, encontram na Prática de Ensino Supervisionada e Relatório a ação mais adequada para preparar o aluno estagiário para a vida profissional docente. É neste contexto que ocorre o aprofundamento do conhecimento e das competências em situação de aprendizagem de conhecimentos, capacidades e atitudes explorados nas diferentes componentes da formação académica do aluno estagiário, facilitadores do exercício de uma ação docente responsável, autónoma, reflexiva e crítica. Este trabalho é o registo da Prática de Ensino Supervisionada e Relatório que decorreu no Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado (AEMC), no ano letivo 2012/2013. Este estágio pedagógico envolveu a implementação de conceitos e conceções apreendidos na componente letiva do Mestrado, a experienciação supervisionada da atividade docente e a realização de projetos de complemento da ação educativa e de investigação, todos estes devidamente registados nas páginas deste trabalho.
The progressive and oriented integration of the student trainee during the teaching practice and in the activities developed in the scholar community, the acquisition and development of skills in the learning process, its methods, domains and techniques are in the Supervised Teaching Practice Report the most appropriated way to prepare the student trainee to the professional life teaching. In this context occurs the deepening of knowledge and skills and attitudes explored in the different components of academic student trainee facilitators of pursuing a teaching action responsible, autonomous, reflective and critical. This work is the register of Supervised Teaching Practice Report held at the Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado (AEMC), during the academic year 2012/2013. This training course involved the implementation of pedagogical concepts and conceptions acquired on the teaching component of the Masters degree, the experience of supervised teaching practice and conduncting projects that complement the educative action and research, all these duly registered in the pages of this work.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17908
Aparece nas colecções:FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Completo Lisete Gaspar.pdf32,3 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.