Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17903
Título: Práticas educativas em contexto de orientação pedagógicodidática : um estudo de caso com alunos do Clube ESA Robots
Autor: Vasconcelos, José Manuel Martins de
Orientador: Cruz, Sónia
Data de Defesa: 3-Out-2013
Resumo: O presente relatório enquadra-se no trabalho realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Ensino de Informática (MEI), da Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Ciências Sociais (Braga). Este mestrado oferece aos seus alunos a possibilidade de realizar uma prática de ensino em contexto escolar e a orientação das atividades que nos propusemos. A PES possibilitou-nos colocar em prática saberes e conhecimentos adquiridos ao longo do mestrado, nomeadamente pela correta apropriação de conceitos como C.P.A. e de técnicas/modelos de investigação empírica. Pretende-se dar a conhecer a nossa prática não somente da sala de aula mas, também através de experiências de planificação, ensinoaprendizagem e avaliação, abrangentes a toda a escola. Assim sendo, produzimos o presente relatório, na sequência da implementação de um conjunto de práticas letivas e não letivas concretizadas na escola onde realizamos a PES. Na componente de investigação científica, incidimos o nosso estudo sobre o clube de robótica da escola onde se efetuou a PES, designado de “ESA Robots”. A robótica educativa é um recurso tecnológico bastante interessante e rico no processo de ensino-aprendizagem pois contempla o desenvolvimento pleno do aluno, propicia uma atividade dinâmica, permite a construção cultural e, enquanto cidadão, torna-o autónomo, independente e responsável. O nosso estudo tinha como objetivo analisar o impacto da robótica no ensino, abordar a aplicação prática da robótica na interdisciplinaridade curricular e verificar se a robótica contribui para a motivação e empenho dos alunos como fator determinante para o sucesso escolar, pelo que realizamos um estudo de caso com 22 alunos que pertenciam ao referido clube. Os dados a que chegamos permitiram-nos concluir que robótica educativa é transversal a outras áreas disciplinares, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de competências transversais e na promoção e empenho dos alunos como fator determinante ao sucesso escolar.
This report, integrated in the work realized in the Supervised Teaching Practices (STP), integrated in “Mestrado em Ensino de Informática (MEI)” (Master’s in the Teaching of Information Technologies), from the “Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Ciências Sociais, Centro Regional de Braga” (Portuguese Catholic University – Social Sciences Faculty, Braga’s Regional Centre). This Masters Degree course offers its students the opportunity to undertake a teaching practice in a school context and an orientation for the activities that we proposed. The STP has enabled us to put into practice the knowledge and skills acquired during the Masters course, namely the proper appropriation of concepts such as C.P.A. and techniques / models of empirical research. It is intended to inform of our practices not only in the classroom but also, through experiences in planning, teaching-learning and assessment, encompassing the whole school. Therefore, we produced this report, following the implementation of a set of curricular and non curricular practices implemented at the school where we held the PES. In the scientific research component, we focussed our study on the robotics club of the school in which the STP took place, designated as “ESA Robots”. A robotics education is an extremely interesting and rich technological resource in the process of teaching-learning as it complements the full development of the student, allowing for a dynamic activity, permits a cultural development and, as a citizen, making him autonomous, independent and responsible. Our study aimed to analyze the impact of robotics in education, address the practical application of robotics in an interdisciplinary curriculum and to verify if robotics contributes to students' motivation and commitment as a determining factor for success in school, so we conducted a study case with 22 students who belonged to that club. The data we have collected, has allowed us to conclude that educational robotics is transversal to other disciplines, thus contributing to the development of transversal skills in promoting and commitment of the students as a determining factor for success in school.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17903
Aparece nas colecções:FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final Completo.pdf35,13 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.