Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17895
Título: Aprendizagem colaborativa e cooperativa com as TIC : uma análise no contexto da prática de ensino supervisionada
Autor: Guimarães, Paulo André Rocha
Orientador: Cruz, Sónia
Palavras-chave: Educação
Tecnologias de Informação Comunicação (TIC)
Aprendizagem colaborativa/cooperativa
Information Communication Technologies (ICT)
Education
Collaborative / Cooperative Learning
Data de Defesa: 18-Jun-2013
Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são o motor da sociedade atual. Estas tecnologias têm um papel muito importante no processo de aprendizagem das pessoas e devem ser pensadas como parte da sua formação ao longo da vida. O seu papel no processo de aprendizagem é fulcral e as suas potencialidades no âmbito de uma aprendizagem colaborativa/cooperativa são imensas. Este documento explora as TIC enquadradas no ensino, ao descrever o processo de uma prática letiva supervisionada e ao apresentar um estudo sobre a sua utilização no contexto da aprendizagem colaborativa e cooperativa. Podemos ler neste manancial de informação, a descrição de um processo de estágio no ensino com todas as suas atividades envolventes e a apresentação de uma investigação onde se procurou perceber, através de um estudo de caso, se os alunos, nativos digitais, se apropriam das tecnologias da Web 2.0 e reconhecem a sua utilidade/importância para construir conhecimento de forma colaborativa/cooperativa. Os resultados do estudo demonstram que os alunos reconhecem a utilidade e importância da tecnologia Google Drive para desenvolver trabalhos colaborativos/cooperativos e revelam recetividade à sua utilização. Em suma, os objetivos deste documento são sintetizar um ciclo de formação profissional na docência de informática e dar mais um contributo para a compreensão do uso das TIC na promoção de aprendizagem colaborativa/cooperativa.
The Information and Communication Technologies (ICT) are the engine of the society. These technologies have an important role in the individual’s learning process and should be thought as a part of their training throughout life. Their role in the learning process is crucial and their potential in a collaborative/cooperative learning is unquestionable. This document explores the ICT in the context of teaching, describing a supervised teaching practice process and presenting a case study in the context of collaborative/ cooperative learning. We can read in this report the description of our training process in teaching. We describe the activities that we created to promote engagement learning. Then we present a scientific research (a case study) to understand if students, digital natives, take ownership of the Web 2.0 technologies and if they recognize its usefulness/importance to build knowledge in a collaborative/cooperative way. The results of the study show us that students recognize the usefulness and importance of Google Drive technology in the development of collaborative/cooperative works. The study also revealed receptivity to its use in students group work. Finally, the objectives of this document are to synthesize our training process in teaching and further contribute to the understanding of the use of ICT in collaborative/cooperative learning.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17895
Aparece nas colecções:FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PauloGuimaraes-Relatorio.pdf3,74 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.