Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17891
Título: A utilização das TIC nas atividades pré-letivas, letivas e pós-letivas : um olhar sobre a prática dos professores da escola da prática de ensino supervisionada
Autor: Vicente, Maria Dalila Gomes da Cunha
Orientador: Cruz, Sónia
Palavras-chave: Ensino de Informática
Formação contínua de professores em TIC
Profissionalidade docente
Teaching Computer Science
Continuous training of teachers in ICT
Professional Teaching
Data de Defesa: 2-Out-2013
Resumo: O presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada pretende refletir sobre o trabalho efetuado na componente prática de ensino em contexto de trabalho. Foi desenvolvido no âmbito do II Ciclo de Estudos em Ensino de Informática da Faculdade de Ciências Sociais do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa. O Mestrado em Ensino de Informática confere habilitação profissional para a docência no domínio da Informática, ao possibilitar a Prática de Ensino Supervisionada (PES) no segundo ano deste ciclo de estudos. Tendo em vista a consolidação de competências teóricas e metodológicas no domínio das Ciências da Educação, o presente relatório aborda a conceptualização pedagógico-didática, reportando algumas experiências levadas a cabo em contexto sala de aula bem como em atividades não letivas. A ação educativa foi desenvolvida numa escola cooperante onde foi lecionada a disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) a uma turma do 9º ano de escolaridade. Na componente de investigação apresentamos o estudo de caso levado a cabo com os docentes da escola da PES, que pretendia aferir sobre a formação contínua dos professores no domínio das TIC e a aplicabilidade dos conhecimentos aí obtidos na atividade docente, nomeadamente, nas atividades pré-letivas, letivas e pós-letivas e compreender que importância atribuem os docentes a essa utilização. O estudo, do tipo estudo de caso, desenvolveu-se numa escola da periferia de Amares, Distrito de Braga e contou com uma amostra de 41 professores de um universo possível de 92 professores que lecionam nessa escola em 2012/2013. No decorrer deste estudo, verificou-se existir um claro interesse dos professores inquiridos pela aquisição de conhecimentos na área das TIC. Motiva-os essencialmente a importância que atribuem às mesmas para a sua atividade. Maioritariamente integram-nas com regularidade, embora com alguma predominância nas tarefas adjacentes à sala de aula.
This Supervised Teaching Practices Report wants to reflect on the work done in the practical component of teaching in the workplace. It was developed within the Second Cycle of Studies in “Ensino de Informática” (The teaching of Information Tecnologies) from the “Faculdade de Ciências Sociais” of Braga’s regional centre from “Universidade Católica Portuguesa”. This Master’s degree gives a professional qualification for teaching Information Technologies, allowing the Supervised Teaching Practice (STP) in the second year of this studies cycle. Aimed at the consolidation of theoretical and methodological skills in the field of Education Sciences, this report discusses the pedagogical-didactic conceptualization, reporting some experiments carried out in the classroom and beyond. The educational action was developed in a cooperative school where “Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)” (Information and Communication Technologies (ICT)) in the 9th grade in the Portuguese school system, was lectured. In the research component, a case study was carried out, with the aid of the school’s teachers from the STP, that aimed to assess the continuous formation of the teachers in the ICT domain and the applicability of the knowledge obtained in their formation to their activity as a teacher. With this case study we intend to find out how the teachers utilize the ICT in their work, namely in the preparation of their pre-lectured, lectured and post-lectured activities and understand the importance attributed to their utilization. The study, in this case a case study, was developed in a school on the outskirts of Amares, in the district of Braga and involved a sample of 41 teachers from a possible universe of 92 that taught at this school in 2012/2013. During this study, there was a clear interest from the teachers surveyed in the acquisition of knowledge in ICT. They are essentially motivated by the importance they attribute to them for their activity. The majority incorporate them regularly, albeit with some predominance in tasks adjacent to the classroom.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17891
Aparece nas colecções:FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RelatórioDalilaVicente.pdf20,25 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.