Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17885
Título: Estudo sobre a utilização de dispositivos móveis em contexto de práticas de ensino supervisionada : relatório
Autor: Ribeiro, Paulo Jorge Ferreira
Orientador: Cardoso, Sílvia Maria Castro Fortes
Palavras-chave: TIC
Competências
Conhecimento
Ensino aprendizagem
ICT skills
Knowledge
Teaching and learning
Social development
Competencias
Conocimiento
Aprendizaje
Desarrollo social
Data de Defesa: 1-Jul-2013
Resumo: As tecnologias da informação e comunicação (TIC) estão associadas a uma das mais significativas mudanças económicas, políticas e sociais ocorridas na sociedade do século XX e início do século XXI. A interação entre as pessoas e as organizações através das TIC permitiu a construção de um novo tipo de sociedade: a Sociedade da Informação. Este desenvolvimento social, potenciado pelas novas tecnologias, nomeadamente a capacidade de gerar e armazenar as próprias informações, bem como difundi-las, e ter acesso às informações de terceiros, provocaram alterações nas atitudes e no comportamento, mudando com isso também a cultura e os costumes da sociedade. O meio escolar não foi exceção. O modelo de ensino tradicional, onde o professor é o único meio de transmissão do conhecimento e o aluno apenas recetor dessa informação, quando comparado com o panorama atual, parece estar em discordância com as mudanças e transformações que ocorrem no mundo. Aqui, os professores assumem um papel fundamental: o de motivar e promover um aluno ativo e agente da sua própria aprendizagem. A escola de hoje está repleta de alunos cada vez mais exigentes. A presença cada vez mais constante das novas tecnologias dificulta a tarefa do professor conservador que apenas usa o seu conhecimento e o “quadro negro” como instrumentos de aprendizagem. A realidade dos alunos entra em choque com a resistência do professor conservador e as inevitáveis reclamações surgem de todos os lados, sob a justificação de estes aparelhos dificultarem a concentração e prejudicarem a aprendizagem. Serão as novas tecnologias as causadoras do insucesso? Não será a resistência ao uso da tecnologia fator potenciador de mais desmotivação e conflitos? É justamente a essas questões que o presente relatório procurou dar resposta, alertando ao mesmo tempo para as novas oportunidades de aprendizagem que poderão estar ao alcance de todos os professores. Basta querer.
The information technology and communication (ICT) are associated with one of the most significant changes in the society of the twentieth century and early twentyfirst century. The interaction between people and organizations through ICT enabled the construction of a new society: the Information Society. This social development, enhanced by new technologies, including the ability to generate and store their own information and disseminate them, and have access to third party information, led to changes in attitudes and behavior, thereby also changing the culture and customs of society. The school was no exception. The traditional model of teaching, where the teacher is the only means of transmission of knowledge and the student only receiver of that information, when compared with the current situation, it seems to be in disagreement with the changes and transformations that occur in the world. Here, teachers play a fundamental role: to motivate and promote student and active agents of their own learning. The school is filled with students today increasingly demanding. The increasing presence of new technologies constantly complicates the task of the teacher conservative who only uses his knowledge and "blackboard" as learning tools. The students' reality clashes with the resistance of the teacher and the inevitable conservative complaints arise from all sides, under the justification of these devices hinder concentration and impair learning. Will the new technologies the cause of failure? There will be resistance to using technology more demotivating factor enhancer and conflicts? It is precisely these questions that this report will address, warning at the same time for new learning opportunities that will be available to all teachers. Simply want.
Las nuevas Tecnologías de Información y Comunicación (TIC) están asociadas a uno de los más significativos cambios ocurridos en la sociedad del siglo XX y comienzos del siglo XXI. La interacción entre las personas y las organizaciones a través de las TIC permitió la construcción de un nuevo tipo de sociedad: la Sociedad de la Información. Este desarrollo social potenciado por las nuevas tecnologías, nombradamente la capacidad de generar y almacenar las propias informaciones, así como difundirlas, y tener acceso a las informaciones de otros, provocaron cambios en las actitudes y en el comportamiento, alterando con eso la cultura y las costumbres de la sociedad. El medio escolar no fue una excepción. El modelo de enseñanza tradicional, donde el profesor es el único medio de trasmisión del conocimiento y el alumno simple receptor de esa información, en comparación con el paradigma actual, parece contrastar con los cambios que están ocurriendo en el mundo. Aquí, los profesores asumen un papel fundamental: el de motivar y promover a un alumno activo y agente de su propio aprendizaje. La escuela de hoy está llena de alumnos cada vez más exigentes. La presencia cada vez más constante de las nuevas tecnologías dificulta la tarea del profesor conservador que solo usa su conocimiento y la “pizarra negra” como medios de aprendizaje. La realidad de los alumnos choca con la resistencia del profesor conservador y las inevitables reclamaciones surgen de todos lados, apelando a la dificultad de concentración y consecuentes impactos en el aprendizaje. ¿Serán las nuevas tecnologías las responsables del fracaso escolar? ¿O será la resistencia al uso de la tecnología la causa de más desmotivación y conflictos? El presente informe intentará contestar a estas preguntas y, al mismo tiempo, llamar la atención para las nuevas oportunidades de aprendizaje que podrán llegar a todos los profesores. Basta quererlo.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17885
Aparece nas colecções:FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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