Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17877
Título: As tecnologias como recursos educativos, num contexto de práticas de ensino supervisionadas
Autor: Vendas, Sérgio do Couto
Orientador: Cardoso, Sílvia Maria Castro Fortes
Palavras-chave: Práticas de Ensino Supervisionadas
Tecnologias de Informação e Comunicação
Processos de Ensino e de aprendizagem
Sociedade de Informação
Competências profissionais docentes
Supervised Teaching Practices
Information Technologies and Communication
Processes of Teaching and Learning
Information Society
Professional Skills teachers
Data de Defesa: 2013
Resumo: O presente relatório de aprendizagem profissional realizado em contexto de estágio, procura apresentar as experiências científicas e pedagógicas, no âmbito da profissionalização no Mestrado em Ensino de Informática da Faculdade de Ciências Sociais, da Universidade Católica Portuguesa, Núcleo de Braga. Este compreende uma reflexão da prática de ensino supervisionada, realizado na Escola Secundária de Santa Maria da Feira, incidindo sobre todas as atividades letivas e não letivas neste âmbito. Contempla igualmente uma componente de investigação científica sobre “As Tecnologias como Recursos Educativos”, realizada na Escola, local de Estágio, com o fim de verificar se os professores tiram partido das tecnologias em sala de aula e quais as vantagens que lhes reconhecem. Entendemos que a integração das TIC no processo de ensino aprendizagem promove novas formas de aprender, ensinar, interagir e de pensar. Neste contexto, o estudo pretende analisar de que forma na realidade o professor utiliza a tecnologia, que se encontra ao seu dispor, em sala de aula, bem como a importância que esta assume no processo de ensino aprendizagem. Todas as atividades e ações desenvolvidas visaram proporcionar experiências de formação e profissionalização docente.
This report professional learning conducted in the context of stage, aims to present the scientific and pedagogical experiences in the context of professionalization in the Masters in Education from the Faculty of Social Sciences, Portuguese Catholic University, Center for Braga. This comprises a reflection of supervised teaching practice, held at the High School of Santa Maria da Feira, focusing on all school activities and not under this Term. It also contains an element of scientific research on "Technologies as Educational Resources" held at the school, local stage, in order to check if teachers take advantage of technology in the classroom and what advantages they recognize. We believe that the integration of ICT in teaching and learning process promotes new ways to learn, teach, interact and think. In this context, the study aims to examine how in fact the teacher uses technology that is available to them in the classroom as well as the importance it plays in the learning process. All activities and actions carried out experiments aimed at providing training and professionalization.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17877
Aparece nas colecções:FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final Sérgio Vendas.pdf5,69 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.