Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17868
Título: O impacto do design de moda : subsector das Indústrias Criativas : na indústria têxtil e do vestuário portuguesa
Autor: Sousa, Inês Regina Fernandes Nunes de
Orientador: Castro, Laura
Azevedo, Margarida
Palavras-chave: Design de Moda
Indústria Têxtil e do Vestuário
Norte de Portugal
Private Label
Design
Clothing and Textile Indusrty
North of Portugal
Data de Defesa: 2012
Resumo: A presente dissertação aborda o impacto do Design de Moda enquanto subsector das Indústrias Criativas, para a modernização e enriquecimento do sector têxtil e do vestuário português. Para contextualizar o objecto de estudo, foi realizada uma abordagem histórica à definição de moda e contributo no desenvolvimento da indústria manufactureira ao longo de significativas mudanças no contexto social, político e económico, a nível global. O foco desta dissertação está no reconhecimento do valor intangível do Design de Moda para a actuação das empresas portuguesas no mercado sem fronteiras, no serviço subcontratado de cadeias de distribuição. O estudo apresentado foi realizado junto de 30 empresas que contemplam toda a cadeia de valor do sector, a montante e a jusante, e 35 designers, profissionais no sector Têxtil e do Vestuárioportuguês. Pretende-se perceber qual a importância atribuída pelas empresas, em regime de Private Label, ao design na cadeia de valor e impacto no desenvolvimento e produtividade. A consulta aos designers foi no sentido de obter respostas à integração do departamento de Design de Moda nas empresas, bem como o desenvolvimento de incentivo à criatividade. Pretende-se compreender o grau de integração em redes de cooperação proporcionadas por uma incubadora de negócios criativos para a moda, a iMOD, com vista à clusterização do sector a norte de Portugal.
This dissertation reports the impact of Fashion Design as a subsector of the creative industries, to the modernization and enrichment in the portuguese textile and clothing industry. To contextualize the object of this study, an historical approach was carried out on the definition of fashion and its contribution on the development of the manufacturing industry through significant global changes on social, political and economical context. The focus is on the recognizement of the Fashion Design as an intangible value on performance of the portuguese companies in the world market. This study took place among 30 companies that encompass the entire value chain, both upstream and downstream, and 35 professional designers working in the portuguese textile and clothing sector. The intention is to know the importance assigned by the companies in private label business model to design, as an area of the value chain and its impact on the development and productivity.Designers were asked about the integration of theFashion Design offices on the companies as well as about the development of incentives to creativity. The aim was to understand the degree of integration on a fashion incubator – iMOD, to cluster the portuguese Textile and Clothing Industry in the north of Portugal.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17868
Aparece nas colecções:EA - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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