Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17827
Título: Aplicação das tecnologias no combate ao insucesso na disciplina de geometria descritiva
Autor: Godinho, Elsa Maria Cabral de Sousa
Palavras-chave: Geometria Descritiva A
Screencasts
Screenshots
Web 2.0
Sucesso escolar
Projective Geometry
School success
Data de Defesa: 19-Mar-2015
Resumo: Considerando que a disciplina de Geometria Descritiva A tem apresentado um elevado grau de insucesso ao nível do 10º ano de escolaridade, e no sentido de reverter esta situação, foi concebida uma estratégia de ensino-aprendizagem, com base na utilização de ferramentas da nova geração da Internet, chamada de Web 2.0. Pretendemos verificar a interação de uma turma constituída por alunos do curso de Ciências e Tecnologias e do curso de Artes Visuais, durante a conceção, desenvolvimento e utilização de aplicações multimédia dos novos ambientes da Web 2.0 aplicadas à disciplina de Geometria Descritiva A e avaliar a influência que essas mesmas tecnologias tiveram no desenvolvimento das competências, nas aprendizagens dos alunos e na melhoria dos resultados escolares. Para o efeito, foi utilizado um conjunto de ferramentas de Ensino Assistido por Computador, o software SketchUp, AEIOU-GD e a ferramenta Jing que permite a captura de screenshots e vídeos ou screencasts (capturas / gravações digitais de ações / interações do utilizador) no computador que, além de possibilitarem a partilha destes na Web, permitem aos alunos aceder às aplicações através de todos os dispositivos móveis, tais como a Plataforma Android, Windows Phone, iPhones, iPods e iPads e aplicarem os conteúdos curriculares da disciplina, em qualquer lugar ou hora. Embora o trabalho tenha sido desenvolvido com um número reduzido de alunos, num total de treze, permitiu também abalizar que, de uma forma geral, os alunos têm hábitos estabelecidos de utilização de multíplices dispositivos móveis, nomeadamente computadores, iPhones, iPods e iPads. Os resultados mostraram que os alunos consideraram esta experiência profícua, uma vez que contribuiu para a compreensão e aprendizagem de alguns conteúdos conduzindo a uma melhoria dos resultados escolares. Quanto aos screenshots e vídeos ou screencasts, a maioria dos alunos mostrou interesse na sua utilização, tendo mesmo afirmado que estas aplicações contribuíram para a melhoria das suas aprendizagens. Esta perceção dos alunos é corroborada por uma ligeira subida nos resultados escolares na disciplina de Geometria Descritiva A dos alunos envolvidos. Ressalva-se, contudo, que seria necessário que o projeto fosse implementado por um período mais longo, e envolvendo um maior número de alunos, para que pudéssemos chegar a resultados e conclusões mais consistentes.
Considering that the subject of Projective Geometry A has been presenting high levels of lack of success for students in year 10, a strategy to change this situation was designed based on the use of new generation online tools, namely Web 2.0. We aimed to check the interaction in a class with students from the Science and Art curricular options during the design, development and use of multimedia apps of the new Web 2.0 environments applied to the subject of Projective Geometry A and assess the influence those technologies had in the students’ competences and learning and in the improvement of school results. A set of Computer Assisted Teaching tools was used (the software SketchUp, AEIOU-GD and Jing) which allow the capture of screenshots and videos or screencasts on the computer which, besides making possible their sharing on the Web, also permit the students to access apps from all the mobile devices such as Android, Windows Phone, iPhones, iPods e iPads and apply the subject’s contents anytime and anywhere. Although the work was developed with a small group of students (13 in total) it also allowed to verify that, generally speaking, students have stabilized habits of using multiple mobile devices, namely computers, iPhones, iPods e iPads. Results have shown that the students considered this experiment very fruitful since it contributed for the better understanding and learning of some school contents, thus leading to the improvement of school results. As for the screenshots and videos or screencasts, most students showed interest in their use and even said they had positive influence in their learning. This perception is confirmed by a slight improvement in the school results of the subject of Projective Geometry for the students involved. However, we must say that the results and conclusions of the study could be more consistent if the study could be developed in a longer period of time and to a greater number of students.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17827
Aparece nas colecções:FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Projeto de Intervenção Elsa Godinho.pdf6 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.