Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17797
Título: Curadoria no século XXI : museus, galerias e espaços alternativos
Autor: Preto, Ana Carolina Drumond Borges Rolão
Orientador: Hanenberg, Peter
Palavras-chave: Curador
Curadoria
Economia da cultura
Indústrias culturais e criativas
Curator
Curatorship
Economy of culture
Cultural and creative industries
Data de Defesa: 4-Mai-2015
Resumo: Este relatório de estágio situa a curadoria no século XXI e apresenta dados sobre esta actividade em museus, galerias e espaços alternativos. Neste sentido, começa com uma breve história da arte, que é tema, objecto e assunto do curador. Posteriormente, aborda a relação entre cultura e globalização, cultura e economia e analisa as especificidades das indústrias culturais e criativas. O curador desenvolve a sua actividade dentro das indústrias culturais e criativas e tem de ter a capacidade para criar estratégias para responder, por um lado, à imprevisibilidade do mercado e, por outro, às exigências do público, cada vez mais informado pelas tecnologias de informação e comunicação e mais exigente nas suas escolhas e expectativas. Não é fácil definir as funções do curador, já que abarcam um conjunto de tarefas implicadas na criação e organização de exposições. De uma maneira geral, o curador é responsável por seleccionar os artistas e as obras, pela apresentação das peças no espaço, pelo transporte, pelos seguros, pela edição do catálogo, pelos contactos com a imprensa e por todos os detalhes associados à produção de uma exposição. Estas tarefas exigem, não só know-how artístico, mas também de gestão. Finalmente, comenta a história da Galeria Luís Serpa Projectos, que celebra trinta anos de actividade em 2014, num exercício prático e consciente de limitações.
This report situates curatorship in the twenty-first century and presents data about the curatorial activity in museums, galleries and alternative spaces. It starts with a brief history of art, which is the subject, object and main focus of the curator. The following chapter discusses the relationship between culture and globalization, culture and economics, and examines the specificities of the cultural and creative industries. The curator works within the cultural and creative industries and must have the ability to create strategies in order to respond to the unpredictability of the market and to the public demands, a target increasingly aware, influenced by the information and communication technologies, as well as more demanding in its choices and expectations. It’s not easy to define the role of the curator once it spans a set of tasks involved in creating and organizing exhibitions. In general, the curator is responsible for selecting artists and works, presenting them, managing means of transportation, defining safety conditions, catalog editing, contacting with the press and for all the other details associated with the production of an exhibition. These tasks require, not only artistic know-how, but also management skills. Finally, this report looks at the history of Galeria Luís Serpa Projectos, which celebrates thirty years of activity in 2014, in a practical exercise, yet aware of its limitations.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17797
Aparece nas colecções:FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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