Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17773
Título: Utilização de recursos digitais na aula de matemática
Autor: Capela, Helena Maria Meira Santos
Orientador: Lagarto, José Reis
Palavras-chave: Educação
Matemática
TIC
RED
Education
Mathematics
ICT
OER
Data de Defesa: 27-Fev-2013
Resumo: Numa sociedade em rápida mudança os paradigmas de ensino tradicionais não parecem dar resposta aos desafios que a sociedade digital coloca a todos os seus membros, em especial aos jovens. O ensino da matemática, que é uma disciplina clássica, com caraterísticas específicas muito próprias, pode ser enriquecido com a utilização das novas tecnologias. Neste trabalho interrogamo-nos se, a utilização e construção de recursos digitais, pode ter um papel motivador na aprendizagem da disciplina, potenciador da aquisição e consolidação de conceitos, da autonomia e da autoconfiança do aluno. A abordagem utilizada foi o estudo de caso, com discussão em grupo focal, realizado em duas turmas do 9º ano. Os resultados indiciam que a utilização e criação de recursos digitais, é um fator de motivação e que contribui para uma consolidação de conceitos já adquiridos. No entanto, nem todo o tipo de recurso parece ter a mesma influência motivacional assim como, o contexto em que é utilizado ou produzido, influencia a apreciação dos aprendentes. As Tic também parecem ter uma influência positiva na facilidade em resolver tarefas de aplicação em novas situações. Este estudo é apenas um ponto de partida para investigações mais aprofundadas sobre a integração de recursos digitais na aula de matemática.
In a rapidly changing society, the traditional educational paradigms don’t seem to respond to the challenges that digital society puts to all its members specially the young ones. Teaching with ICT a classical subject like mathematics, with its own very specific characteristics, can add a different insight. In this work we question if the construction and use of digital resources, may have a role in motivating mathematical learning, and in enhancing the acquisition and consolidation of concepts, autonomy and self-confidence of the student. We used a case study approach with focus group discussion held in two 9th grade classes. The results lead us to believe that, the use and construction of digital resources, is a motivating factor that contributes to a consolidation of previously acquired concepts. However, not all kind of resources appear to have the same influence as motivational, and the context in which they are used or produced affects the assessment of learners. ICT also seem to have a positive influence easing the tasks’ application to new situations. This study is only a starting point for further research on the integration of digital resources in math chasses.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17773
Aparece nas colecções:FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
dissertação Helena Capela-Utilização de recursos digitais na aula de matemática.pdf4,44 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.