Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17768
Título: Dinâmicas de promoção de desenvolvimento profissional docente : um estudo de visões e práticas em escolas católicas
Autor: Correia, Eulália Maria Borges
Orientador: Roldão, Maria do Céu
Data de Defesa: 17-Jan-2014
Resumo: O desenvolvimento profissional de um docente é um longo e diferenciado processo que, encontrando na formação inicial a sua primeira etapa, não é da sua única e exclusiva responsabilidade mas também da instituição em que trabalha pois dele se espera que resultem benefícios diretos para os alunos e para a própria escola enquanto organização. Neste trabalho procedeu-se à análise dos Projetos Educativos e dos Regulamentos Internos de um conjunto de escolas católicas propriedade de diferentes congregações religiosas e de uma diocese, bem como à análise das respostas dos Diretores a um questionário, a fim de conhecer as suas visões e práticas de promoção do desenvolvimento profissional dos docentes que trabalham nas suas escolas. Os resultados do estudo indicam que as escolas católicas analisadas privilegiam, em termos de desenvolvimento profissional, a formação pessoal dos seus professores; que o processo de supervisão, quando existe, visa, sobretudo, o cumprimento da lei que obriga as escolas particulares e cooperativas a procederem à avaliação de desempenho dos seus docentes, e não tanto a melhoria das práticas e do conhecimento profissional do docente, estando aquele processo fortemente centrado nas chefias de topo; que os dispositivos/técnicas utilizadas minimizam o recurso à observação de aulas e que os efeitos resultantes limitam-se ao enfoque na formação. Estes resultados revelam, ainda, uma discordância entre o pensar e o agir. Seria importante que, no futuro, as escolas católicas encarassem o desenvolvimento profissional docente com a importância que o mesmo merece e que implementassem processos supervisivos conducentes à melhoria do desempenho docente e da qualidade da ação educativa, no quadro da cultura que lhes é específica.
A teacher’s professional development is a long and differenced process that, having in the initial training its first stage, is not the teacher’s sole responsibility but also of the institution he works for, since it is hoped that this development will result in direct benefits for the students and for the school itself, as an organization. In this work, Schools’ Educational Projects and Internal Regulations of a set of Catholic Schools, own by different Religious Congregations and by one diocese, were analysed, as were the answers of the Headmasters to a questionnaire, so as to get to know their views and practices in promoting the professional development of the teachers who work in their schools. The research results show that the studied Catholic Schools favour, as far as professional development is considered, the personal formation of their teachers; that the supervising process, when it exists, is remarkably centred in top managers and is implemented to ensure the compliance with the law which states that all private and cooperative schools have to evaluate their teachers and not to aim the improvement of the professional knowledge and practices of the teachers; that the devices/techniques implemented scarcely involve the observation of lessons and that the supervising process has consequences just in training. These results also show the existent discrepancy between thought and action. It would be important that, in the future, the Catholic schools would face the professional development of teachers with the importance it has and would implement supervising processes which lead to the improvement of the teachers’ performance and of the quality of their educational action, in accordance to their specific cultural framework.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17768
Aparece nas colecções:FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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