Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17743
Título: Cuidar do doente crítico com dignidade...uma responsabilidade, um compromisso!
Autor: Fernandes, Daniela Filipa Vinhas
Orientador: Pontífice, Patrícia
Data de Defesa: 23-Set-2013
Resumo: O presente relatório surge no âmbito do plano curricular do Curso de Mestrado Profissional, na área de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, e pretende evidenciar o trabalho desenvolvido na Unidade Curricular Estágio, que se concretizou na minha passagem por diferentes contextos clínicos, um primeiro momento correspondente ao módulo III, que desenvolvi no âmbito dos Cuidados Paliativos e um segundo, correspondente ao Módulo I, que decorreu no Serviço de Urgência, perfazendo um total de 360 horas Em cada um dos módulos a minha prestação centrou-se nos cuidados ao doente crítico e família, tendo sempre subjacente o respeito pela dignidade da vida humana. Partindo deste pressuposto procurei junto das equipas com quem trabalhei sensibilizá-las para a adoção de boas práticas no cuidado ao doente crítico ou em fim de vida, contemplando a família em todo o processo de doença. Na realidade, tomando como referência o conceito dignidade que é transversal aos dois contextos clínicos, foram definidos objetivos e estabelecidas estratégias que contemplem esta trilogia referente ao processo de cuidados, ou seja, o período de transição saúde-doença, que a pessoa vivencia e, depois o contato com a proximidade e inevitabilidade da morte. Deste modo, procurarei manter uma linha de continuidade e coesão à medida que vou explanando as minhas experiências, tendo como suporte alguns referenciais teóricos e com recurso a uma metodologia descritiva e analítica. No que concerne à sua estrutura, encontra-se organizado em quatro partes, tendo sempre por base o projeto de estágio. Perante o descrito, este relatório pretende não só ser demonstrativo das competências adquiridas na prestação de cuidados de enfermagem especializados ao doente adulto e idoso em estado crítico, mas e sobretudo ser representativo de uma prática refletida que se constrói a partir de um olhar mais crítico sobre as experiências vivenciadas durante este percurso de intenso e proveitoso contato com diferentes realidades.
This report appears on the curricular plan of professional master's degree course, in the area of specialization in Medical-Surgical Nursing, and aims to highlight the work done in the curricular unit stage, which materialized in my passage through different clinical contexts, a first time corresponding to module III, which developed in the context of palliative care and a second, corresponding to the module I, which took place in the emergency room, for a total of 360 hours. In each one of my modules provide focused on critical patient care and family, always having underlying respect for the dignity of human life. Based on this assumption searched with the teams I have worked with and give them to the adoption of best practices in critically ill or end-of-life, contemplating the family throughout the disease process. In reality, taking as a reference the concept of dignity that is cross two clinical contexts, goals were defined and established strategies that contemplate this trilogy for the care process, i.e. the transition period health-disease, that the person is experiencing and, after contact with the proximity and inevitability of death. In this way, I will try to maintain a line of continuity and cohesion as reporting my experiences, some theoretical references and support using a descriptive and analytical methodology. With regard to its structure, is organised in four parts, with the stage project. Before the described, this report should not only be statement of skills acquired in the provision of specialized nursing care to adult and elderly patient in critical condition, but above all be representative of a practice reflected that is built from a more critical look on the experiments experienced during this journey of intense and fruitful contact with different realities.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17743
Aparece nas colecções:ICS(L) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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