Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17738
Título: Relatório de estágio
Autor: Pereira, Marta Cristina Pinto
Orientador: Lourenço, Margarida
Palavras-chave: Acidentes Infantis
Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica
Promoção da Saúde
Childhood Accidents
Nurse Specialist in Pediatrics and Child Health
Health Promotion
Data de Defesa: 23-Out-2013
Resumo: O presente relatório surge no final do percurso desenvolvido ao longo do Curso de Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização de Saúde Infantil e Pediátrica do Instituto de Ciências da Saúde - Universidade Católica Portuguesa (ICS-UCP). A sua finalidade consiste em descrever os objetivos e as atividades desenvolvidas ao longo dos três módulos de estágio, expondo o percurso de formação e aquisição de competências específicas desenvolvidas nos diferentes contextos práticos, descrevendo-os de forma crítico-reflexiva. A Promoção da Segurança Infantil – Prevenção de Acidentes foi a temática transversal delineada ao longo da Unidade Curricular – Estágio, uma vez que, a mesma consta do Plano Nacional de Saúde 2012-2016 (Direção Geral da Saúde (DGS), 2012) como relevante, no sentido de obter ganhos em saúde, considerando-se necessária uma abordagem urgente e assertiva para diminuir as elevadas taxas de mortalidade e morbilidade associadas aos acidentes infantis. Metodologicamente, a construção deste relatório centrou-se na prática baseada na evidência, tendo em conta dados empíricos provenientes dos estudos encontrados na revisão sistemática da literatura e nas necessidades identificadas na população-alvo dos diferentes contextos de atuação. Assim, o Módulo I dividiu-se: Recursos da Comunidade, refletindo-se acerca da função do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica (EESIP) neste âmbito e na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), desenvolvendo-se um guia orientador da consulta de saúde infantil, uma sessão de educação para a saúde para prestadores de cuidados e dois cartazes informativos. No Módulo II (Unidade de Pneumologia Pediátrica (UPP)), interveio-se nesta temática, quer junto dos prestadores de cuidados através de um guia orientador de cuidados e um cartaz informativo, quer para os profissionais, com um panfleto sobre prevenção de aspiração de corpos estranhos e suas medidas preventivas. No Módulo III que se dividiu pelo Serviço de Urgência Pediátrica (SUP), onde se revelou pertinente uma abordagem direcionada aos prestadores de cuidados com a elaboração de um cartaz informativo e um guia orientador, bem como um guia orientador mas para os profissionais e pela Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN)), onde foi elaborado um guia orientador para os principais prestadores de cuidados ao recém-nascido (RN). Ao longo deste percurso atingiram-se as Competências Específicas preconizadas pela Ordem dos Enfermeiros para o EESIP: “ Assiste a criança/jovem com a família, na maximização da sua saúde”; “Cuida da criança/jovem e família nas situações de especial complexidade”; “Presta cuidados específicos em resposta às necessidades do ciclo de vida e do desenvolvimento da criança e do jovem” (OE, 2010, p.2).
This report comes at the end of the course of Masters in Nursing Specialization in Child Health and Pediatric Institute of Health Sciences - Catholic University of Portugal (UCP-ICS). Its purpose is to describe the goals and activities throughout the three modules residency , exposing the course of training and specific skills developed in different practical contexts, describing them in a critical and reflective way. Promoting Child Safety - Accident Prevention was the theme outlined cross over Course -Residency, since it appears in the National Health Plan 2012-2016 (Directorate General of Health (DGS), 2012) as relevant in obtaing health gains, considering required urgent and assertive approach to reduce the high rates of mortality and morbidity associated with childhood accidents. Methodologically, the elaboration of this report focused on evidence-based practice, taking into account empirical data from studies in the systematic review of the literature and the needs identified in the target population of the different contexts of activity. Thus, module I was divided in: Community Resources, reflecting on the role of the Nurse Specialist in Pediatric and Child Health (EESIP) in this area and Unity Health Care Card (UCSP), developing a guide, to guide child health query, a session of health education for carers and two informative posters. In Module II (Pediatric Pulmonology (UPP)), intervened in this issue, both among providers of care through a care advisor guide and an informative poster, both for professionals with a pamphlet on preventing aspiration foreign bodies and their countermeasures. In Module III which was divided in ER Pediatric (SUP), which showed a targeted approach to relevant care providers with the development of an informative poster and guidance counselor, and mentor but a guide for professionals and the Neonatal Intensive Care Unit (NICU)), which was a prepared guide for guiding the main providers of care to the newborn (NB). Along this route came to the Specific Skills advocated by Order of Nurses for EESIP: "Watch the child / teenager with family, in maximizing their health," "Take care of the child / teenager and family in cases of special complexity"; “It provides specific care for the needs of life cycle and development of children and teenagers" (OE, 2010, p.2)
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17738
Aparece nas colecções:ICS(L) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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