Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17735
Título: Ser professora para além do desencanto : um percurso, diversos caminhos
Autor: Alferes, Eneida Maria Jorge Roldão
Orientador: Alves, José Joaquim Ferreira Matias
Palavras-chave: Autonomia
Burocracia
Arena Política
Supervisão
Avaliação
Identidade
Profissionalidade
Autonomy
Bureaucracy
Political Arena
Supervision
Evaluation
Identity
Professionality
Data de Defesa: 30-Abr-2013
Resumo: A evolução das políticas educativas tem sido pautada, nos últimos anos, em Portugal, pela retórica da autonomia, a emergência da avaliação e a vertigem da mudança. No âmbito do presente Relatório Reflexivo, afigura-se-nos pertinente questionar em que medida a avaliação inter pares promove o desenvolvimento profissional contínuo dos docentes. De seguida, definimos eixos de análise, no intuito de balizar os limites do nosso estudo. Procedemos, depois, à definição do objetivo central deste trabalho que consiste em analisar os efeitos da avaliação do desempenho inter pares na construção da identidade dos professores e no seu desenvolvimento profissional. No âmbito da dimensão empírica, privilegiámos a metodologia qualitativa--interpretativa que se consubstanciou na narrativa de pendor autobiográfico, também designada por história de vida. O quadro teórico-conceptual de referência em que sustentámos este percurso heurístico permitiu-nos visitar temáticas de diversas áreas do saber educacional como a autonomia das organizações educativas, as imagens organizacionais da escola, a identidade e a profissionalidade docentes, a supervisão pedagógica e a avaliação de professores. Em última instância, registamos que a reflexão pessoal efetuada em torno de momentos selecionados do nosso percurso profissional nos permitiu perceber que o sistema de avaliação inter pares gerou um clima de tensão, conflitualidade e mal-estar entre os professores. A escola, instituição de feição burocrática, foi transformada numa inenarrável arena política onde se torna cada vez mais difícil a afirmação do professor autónomo e reflexivo e, naturalmente, a construção da sua identidade e profissionalidade.
In recent years, the evolution of educational policies in Portugal has been guided by the rhetoric of autonomy, the emergence of evaluation and the vertigo of change. In the scope of this Reflexive Report we considered it pertinent to question how peer evaluation promotes teachers’ ongoing professional development. Then we defined analysis axes with the purpose of delimit the boundaries of our study. After that, we defined the central objective of this work, which consists of analysing the effects of peer performance evaluation on the construction of teachers’ identity and their professional development. Within the empirical dimension of this study, we emphasised qualitative-interpretative methodology, which was substantiated in a narrative of autobiographic penchant, also designated life story. The theoretical and conceptual framework of reference on which we based our heuristic path allowed us to visit topics from several areas of educational knowledge such as the autonomy of educational organisations, organisational images of school, teachers’ identity and professionality, pedagogical supervision and teacher’s evaluation. Finally, we report that the personal reflection around selected moments of our professional path has allowed us to acknowledge that the system of peer evaluation generated a climate of tension, conflict and discomfort amongst teachers. School, an institution of bureaucratic features, has been transformed in an unspeakable political arena where the affirmation of an autonomous and reflexive teacher and, naturally, the construction of their identity and professionality are more and more difficult.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17735
Aparece nas colecções:FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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