Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17731
Título: Promoção de competências na parentalidade a criança / familia em transição
Autor: Sousa, Raquel Alves de
Orientador: Lourenço, Margarida
Palavras-chave: Competências
enfermagem
transição
parentalidade
saúde
doença
criança
família
Skills
nursing
transition
parenting
heath
illness
child
family
Data de Defesa: 24-Out-2013
Resumo: O Enfermeiro Especialista de Saúde Infantil e Pediátrica presta cuidados à criança/família nos mais variáveis contextos e em diversas fases do ciclo de vida. No decorrer do seu percurso profissional, depara-se com vários momentos de transição na vida da criança/família. Estas transições desencadeiam alterações significativas no quotidiano das mesmas. O Enfermeiro assume o papel de ajudar a criança/família durante estes processos de transição, quer para a parentalidade, quer na saúde-doença. A transição implica, por parte dos enfermeiros, a aquisição de novos conhecimentos, a definição de novos papéis e o desenvolvimento de novas competências e estratégias. A elaboração deste relatório permitiu-me refletir sobre as competências específicas inerentes ao Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica e descrever o trajeto realizado para a aquisição das mesmas ao longo dos estágios. No Módulo I, realizado na Unidade de Saúde Familiar da Ramada, o foco de atenção foi a transição para a parentalidade. No Módulo II, realizado no Serviço de Pneumologia Pediátrica do HSM, o foco de atenção foi a transição saúde-doença. No Módulo III, realizado no Serviço de Neonatologia do HSM, o foco de atenção foi novamente a transição para a parentalidade, e no Serviço de Urgência Pediátrica do HSM o foco de atenção foi a transição saúde-doença. Como objetivo geral, transversal a todos os módulos de estágio, pretendi contribuir para a promoção de competências parentais, no âmbito das funções atribuídas ao Enfermeiro Especialista de Saúde Infantil e Pediátrica, na prestação de cuidados de enfermagem à criança/família em transição. Para sustentar este tema, orientar e fundamentar as intervenções de enfermagem, foi escolhida a Teoria das Transições de Afaf Meleis. Esta teoria salienta que as pessoas ao sofrerem alterações na saúde e doença, vivem processos de transição, que os torna mais vulneráveis afectando a sua qualidade de vida. Foi também realizada uma revisão sistemática da literatura, orientada para a questão: Qual o papel do enfermeiro na promoção de competências parentais? Torna-se fundamental o enfermeiro conhecer as dificuldades dos Pais no cuidar da criança, de modo a facilitar a adaptação aos seus novos papéis, promovendo novas competências, que visem a autonomia dos mesmos no cuidar da criança, em qualquer contexto que ela se encontre.
A nurse specialized in Child Healthcare and Paediatrics takes care of the child/family in various contexts and in different moments of their life cycle. During his carrier, this healthcare professional will have to deal with moments of transition in the lives of children and their families. These transitions may imply significant changes in the day-to-day lives of those involved. The nurse must help the child and her family to cope with these moments of transition, in what regards to both parenthood and healthcare. Dealing with transition implies that nurses have to acquire more knowledge, develop new skills and strategies, even playing a new role. As I describe my professional development during different internships, this report has helped me to meditate on the skills needed to a nurse specialized in Child Healthcare and Paediatrics. In Module I, held at Unity Family Health Ramada, the focus of attention was the transition to parenthood. In Module II, held at the Division of Pediatric Pulmonology HSM, the focus was the health-illness transition. In Module III, conducted in the Department of Neonatology of the HSM, the focus was again the transition to parenthood, and ER Pediatric HSM focus of attention was the health-illness transition. In all internships there was a common goal: promote parental skills, within the scope of the procedures expected from the nurse specialized in Child Healthcare and Paediatrics, as he provides healthcare to child and family in transition. The approach to this theme was based on the Afaf Meleis’ Theory of Transition; this was used to guide and support the nursing interventions. According to this theory, when people experience health changes, they go through a period of transition that makes them more vulnerable, affecting their quality of life. The bibliographic review was focused on the research question: What role does the nurse play in developing parental skills? It is very important that the nurse acknowledges the difficulties experienced by the parents, as they take care of their sick child. The nurse’s role is to facilitate the parents’ adaptation to the situation, promoting their parenting skills, in order to develop the child’s autonomy.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17731
Aparece nas colecções:ICS(L) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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