Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17728
Título: A descoberta do elemento : memórias de um percurso profissional
Autor: Laureano, Hugo Daniel Trindade
Palavras-chave: Culturas profissionais e organizacionais
Integração social
Formação de professores
Trabalho colaborativo
Relação pedagógica
Organizational and professional cultures
Social integration
Teacher training
Collaborative work
Pedagogical relationship
Data de Defesa: 18-Dez-2013
Resumo: Este relatório apresenta uma reflexão teoricamente fundamentada sobre alguns episódios do meu percurso profissional que considero terem sido mais significativos, na medida em que potenciaram uma (re)construção da minha identidade profissional, sendo, igualmente, exemplos do meu modo de ser, estar e sentir. Essas vivências ocorreram em três momentos distintos do meu percurso profissional. O primeiro momento foi vivenciado numa Escola do Ensino Básico onde, apesar das diferentes resistências sentidas, foi possível, através do desenvolvimento de uma atividade artística, integrar alunos surdos-mudos na Comunidade Educativa daquela Escola. O segundo momento foi vivenciado num Colégio Católico e retrata as tentativas de integração social de um aluno com fobia social que, na altura, revelaram ter sucesso. O terceiro momento relata a minha frequência no curso de pós-graduação em Administração Educativa e centra-se na importância da formação dos professores e nas mudanças que este curso gerou na minha prática educativa. Esta reflexão é, assim, caracterizada pela importância do trabalho colaborativo, assim como no estabelecimento de uma relação pedagógica mais próxima, que respeite as diferenças existentes em cada pessoa, enquanto seres únicos e irrepetíveis. Neste sentido é reforçada a importância das dimensões da emoção, da afetividade e da sensibilidade ao outro, ou seja, no estabelecimento de uma comunidade de relacionamentos, que assente em princípios e valores éticos. Por outro lado, esta reflexão permitiu-me tirar conclusões sobre a necessidade de desenvolver uma autonomia escolar mais alargada e efetiva, com um modelo de financiamento justo e equitativo que permita que os pais possam escolher o Projeto Educativo que pretendem para os seus filhos, desenvolvendo, assim, uma verdadeiro espírito de Liberdade, Autonomia, Respeito e Responsabilidade. Desta forma, seria possível melhorar a aprendizagem e o sucesso educativo dos alunos, assim como continuar a alimentar a paixão pela Educação que deve residir em cada professor.
This report presents a reflection theoretically founded on a few episodes of my career that I consider to have been most significant in that it potentiated a (re) construction of my professional identity, and also examples of my way of being and feeling . These experiences occurred in three distinct moments of my career. The first moment was experienced in a Basic Education School, where despite the different resistances felt, it was possible, through the development of an artistic activity, to integrate deaf-mutes students within the school’s educational community. The second moment was experienced in a Catholic school and portrays the attempts of social integration of a student with social phobia who, at the time, proved to be successful. The third moment relates the frequency in a post-graduation course in Educational Administration and focuses on the importance of teacher training and the changes that this course led into my educational practice. This reflection is thus characterized by the importance of collaborative work as well as the establishment of a closer pedagogical relationship that respects the differences in each person as a unique and unrepeatable being. This way it is reinforced the importance of the dimensions of emotion, affection and sensitivity towards the other, that is, the establishment of a community of relationships, which is based on ethical principles and values. Moreover, this reflection has allowed me to draw conclusions about the need to develop broader and more effective school autonomy, with a model of fair and equitable funding that allows parents to choose the educational project they want for their children, developing thus a true spirit of Freedom, Autonomy, Respect and Responsibility. This way, it would be possible to improve students’ learning and educational success, as well as to continue to fuel the passion for education that resides in each teacher.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17728
Aparece nas colecções:FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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