Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17726
Título: O diretor de turma : líder ou gestor?
Autor: Ribeiro, Ana Isabel Martins
Orientador: Machado, Joaquim
Palavras-chave: Liderança
Gestão
Poder
Conselho de turma
Diretor de turma
Leadership
Management
Power
Class council
Form tutor
Data de Defesa: 2-Out-2013
Resumo: A minha interação profissional com diversos diretores de turma fez-me conviver com diferentes olhares sobre esta figura de gestão intermédia da escola e está na base da reflexão em torno do seu papel no seio do conselho de turma. Ao exercício do cargo de diretor de turma estão inerentes tarefas administrativas sendo, assim, considerado um gestor. Contudo, espera-se dele uma atitude de liderança. Ao longo desta reflexão socorro-me das diversas teorias de liderança para tentar perceber qual será a mais adequada ao caso do diretor de turma, nunca esquecendo as características específicas da organização escolar. Focando o olhar nos diversos papéis atribuídos ao diretor de turma no seio do conselho de turma, particularmente como coordenador de uma equipa de professores, interrogo-me acerca da importância que esta figura assume perante os seus pares e mesmo na estrutura hierárquica da organização escolar. Desde logo, quais são as bases de poder suscetíveis de serem convocadas pelo diretor de turma? Tem esta figura a mesma representatividade na organização escolar que outras de gestão intermédia? Tendo em conta que o diretor de turma assume um papel importante na ligação entre a escola e a família e que a sua ação é essencial para o sucesso educativo dos alunos, problematizamos as condições de exercício do cargo e concluímos que a sua liderança, por um lado, depende das características pessoais e, por outro, esbarra com um modo de pensar e fazer que se alicerça no princípio da não interferência dos professores no trabalho dos seus pares.
My professional interaction with some form tutors gave me different perspectives of these school middle management figures, and that is on the basis of reflection on the role they play in the class council. The form tutor is asked to perform administrative work, which turns him/her into a sort of manager of the class. However his/her main role is one of leadership. In this report I use several leadership theories aiming to understand which of them is more suitable to the form tutor’s role, always keeping in mind the specific characteristics of a school organization. Keeping the focus on the variety of roles given to the form tutor inside the class council, particularly as a teacher leader, I wonder about the importance they have among their peers and also among the hierarchy of a school structure. To begin with: what are the power competences which can be called by them? Do they have exactly the same representativeness as other middle management figures? Given the fact that a form tutor establishes an important role in approaching the family and school, and that his/her role is essential to the learning success of the student, we have equate the conditions of the his/her actions and we have reached the conclusion that: leadership in one hand depends on his/her personal skills, on the other hand it goes against different ways of thinking and different actions of the peers, which calls for the principle of non-interference in peer’s work.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17726
Aparece nas colecções:FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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