Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17722
Título: Desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem médico-cirúrgica : relatório de estágio
Autor: Fernandes, Joana Chorão
Orientador: Lourenço, Ilda
Data de Defesa: 19-Mar-2014
Resumo: O presente Relatório de Estágio, inscrito no plano de estudos do 5º Curso de Mestrado em Enfermagem de Natureza Profissional, na área de Especialização em Enfermagem Médico- Cirúrgica, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, pretende dar visibilidade à aprendizagem desenvolvida nos vários módulos de estágio. Apresenta os objetivos que foram planeados, as atividades que foram cumpridas, as situações e/ou problemas vividos e as estratégias de resolução encontradas que, no seu conjunto, patenteiam as competências especializadas em enfermagem que foram desenvolvidas ou aprimoradas. Obtive creditação ao módulo de estágio de urgência por trabalhar num Serviço de Urgência Polivalente há 6 anos. O módulo de estágio de cuidados intensivos/intermédios foi concretizado na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes do Hospital de São José, do Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE, e o módulo de estágio opcional, teve lugar na Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos do Hospital da Luz. A temática da Comunicação constituiu uma questão central em estágio, sempre valorizada ao nível da relação interpessoal e como competência de enfermagem importante em cada cuidado realizado. Especificamente, a comunicação de más notícias foi alvo de revisão sistemática da literatura, por ser uma realidade no quotidiano dos enfermeiros que reclama saber e perícia na sua gestão. Tese, que muitos autores consideram uma das áreas mais difíceis no contexto das relações interpessoais (Borges, Freitas e Gurgel, 2012). A analogia entre a formação teórica e o exercício prático proporcionado pelos vários campos de estágio foi fundamental, quer no aperfeiçoamento de oportunidades de análise e de reflexão na e sobre a prática de cuidados, quer na consolidação de saberes e de competências que foram desenvolvidas na área de especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Considero que este Curso de Mestrado contribuiu para a construção de mais e melhores competências profissionais que afiançam cuidados de enfermagem de qualidade e, crescentes ganhos em saúde para a população
This report, included in the syllabus of the Master´s Degree in Nursing, Specialization in Medical-Cirurgical Nursing, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, aims to give visibility to the learning modules developed in several stages through description of the objectives, activities, situations and/or experienced complex problems and solving strategies found, resulting in a set of skills acquired and/or improved. I received accreditation in the Urgency service module because I work in a Polivalent Urgency. The Intensive Care module has been done in Unidade Cuidados Intensivos Polivalentes of the Hospital de São José – Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE, and the Palliative Care module took place in the Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos of Hospital da Luz. Throughout the various modules of training, has been given emphasis to the communication topic, not only by the crosscutting characteristics of itself, as by the impact it has on relationships with people and even in the success of the treatment. I have specifically explored the bad news communication, being the Target of the systematic literature review to become a reality in the daily lives of Nurses which requires training and expertise by presenting complexity. It is now considered one of the most difficult areas in the interpersonal relationships context (Borges, Freitas e Gurgel, 2012). The analogy between the theoretical and the practical exercise provided by the various fields of stages was essential for the improvement of analysis opportunities and reflection on and over the care practice, as well as in the consolidation of learning, reflection and analysis for the degree of master and specialist nurse in medical-cirurgical nursing. I believe that this training contributed to the construction of new Knowledge in order to promote quality care practices, updated, which can be translated into health gains for the population.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17722
Aparece nas colecções:ICS(L) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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