Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17713
Título: Conceções de aprendizagem de adolescentes em acolhimento institucional
Autor: Carvalho, Maria Joana Vila Verde de
Orientador: Trigo, Maria Luísa da Mota Teixeira Ribeiro
Palavras-chave: Conceções de aprendizagem
(in)sucesso escolar
adolescentes em acolhimento institucional
learning conceptions
Academic Underachievement
Residential Care of young people
Data de Defesa: 5-Dez-2014
Resumo: Este estudo centrou-se na análise das conceções de aprendizagem de adolescentes do 3º ciclo em situação de acolhimento institucional. Pela revisão bibliográfica efetuada verificou-se que as conceções de aprendizagem afetam as abordagens à aprendizagem e, consequentemente, exercem influência na motivação e no rendimento académico. Para além disso, também os dados facultados pelo Relatório Anual de Caracterização da Situação de Acolhimento, anualmente publicado pela Segurança Social, nos permitem perceber que esta população se encontra frequentemente numa situação de insucesso escolar. Assim, de forma a analisar quais as conceções dos alunos em acolhimento institucional procedeu-se à realização de entrevistas semiestruturadas, onde, numa primeira parte procuramos encontrar as respostas às diversas questões sobre o aprender (Grácio, 2002), enquanto a segunda parte se debruçou, essencialmente, sobre as projeções destes adolescentes relativamente ao futuro. A análise deste conteúdo permitiu-nos perceber que conceções possuem estes adolescentes em acolhimento institucional. As entrevistas foram realizadas junto de 55 jovens em acolhimento institucional. Dos 55 adolescentes, 5 estavam acolhidos em Centros de Acolhimento Temporário e 50 em Lares de Infância e Juventude. As oito instituições onde foram realizadas as entrevistas situavam-se nos distritos de Braga e Porto. Foram ainda recolhidas as avaliações relativas ao 1º período escolar destes jovens. Estes dados foram analisados e verificou-se que estes alunos encontram-se em situação de insucesso escolar. Os resultados da análise de dados apontam para uma identificação de conceções de aprendizagem, maioritariamente, do tipo reprodutivo. Percebemos ainda que estes jovens concetualizam a aprendizagem como um meio para alcançar um futuro melhor. Tal conceção surge identificada pela primeira vez e está muito presente dos dados recolhidos. Os dados reforçam ainda a pertinência do desenvolvimento de estudos no âmbito da educação de jovens em acolhimento institucional.
The main focus of this study involves the analysis of adolescent learning’s conceptions in the 3rd cycle living in a situation of institutional care. For the literature review carried out it was found that the conceptions of learning affect approaches to learning and, consequently, influence motivation and academic performance. Furthermore, also the data provided by Annual Report Characterization of Foster Care, published annually by the Social Security, let us realize that this population is in a state of academic failure. Therefore, in order to analyze which are the conceptions of students in institutional care and its relationship to academic performance, the study proceeded to carry out semi-structured interviews, where, in a first part we try to find answers to several questions about the learning (Grácio, 2002), while the second part focuses mainly on the projections of these teens for the future. This analysis allowed us to realize what conceptions do these teenagers in residential care have. The interviews were administered in 55 young people in residential care. Of the 55 adolescents, 5 were welcomed in Temporary Shelters and 50 lived in homes for children and youth. The eight institutions where interviews were conducted were located in the districts of Braga and Porto. Ratings were also collected for the 1st school term of these young people. These data were analyzed and we proceeded to an analysis of how they relate to conceptions of these students. The results of data analysis indicate an identification of conceptions of learning, mostly the reproductive kind. We also see that these young people conceptualize the learning as a means to achieve a better future. This conception comes first identified and is very present in the collected data. The data also underscore the relevance of development studies in the education of young people in residential care.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17713
Aparece nas colecções:FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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