Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17708
Título: Importância da relação entre escola e família : visão com dez anos de experiência
Autor: Sousa, Carla Moreira
Orientador: Xavier, Maria Raul Lobo
Palavras-chave: Aprendizagem
Educadores de Infância
pais e escola
Learning
Early Childhood Educators
parents and school
Data de Defesa: 6-Fev-2015
Resumo: Ao longo dos anos, o tema das relações entre a família e educadores tem vindo a ser assunto de reflexão por parte de muitos estudiosos no âmbito da educação. Esta relação demonstrou ao longo do tempo várias mutações. Para que a relação educadores/família ou encarregados de educação seja cada vez mais próxima, é necessário uma estreita aproximação entre ambas as partes, consequência de uma inter-relação promovida pela abertura da escola aos encarregados de educação bem como à sociedade local, permitindo a participação de todos de forma ativa nas atividades por esta promovida. Esta reflexão permitirá um melhor conhecimento acerca da relação entre os pais e os educadores de infância, formas como colaboram entre si, permitindo-me refletir criticamente sobre o que é/deve ser a educação pré-escolar. Este trabalho pretende refletir acerca da minha experiência enquanto educadora envolvida na vivência da relação entre a escola e a família. Desta forma, o principal objetivo é que se estreitem laços na relação Escola/Família, porque é essencial a informação recíproca que pode ser proporcionada e também pela importância que tem no desenvolvimento pessoal e escolar das crianças no pré-escolar. É na instituição família que a criança se inicia como indivíduo social e é na escola que em parceria com a comunidade, esta se insere num processo de socialização que se desenrola ao longo da vida. Daqui resulta objetivamente a necessidade de escola/família se tornarem parceiros privilegiados de todo o processo educativo, para que em toda esta interação permanente se possa obter um desenvolvimento equilibrado e harmonioso das crianças. Assim, para que haja uma relação de confiança e um clima de familiaridade torna-se fulcral que as escolas sejam promotoras de estratégias que promovam uma maior aproximação das famílias à escola. Como tal, na minha prática profissional procuro sempre proporcionar um vasto conjunto de atividades que sejam motivadoras e interessantes, para que os pais se sintam encorajados a participar e se possam envolver de várias formas.
Over the years, the theme of the relationship between the family and educators has been the subject of consideration by many scholars in the field of education. Demonstrated this relationship over time multiple mutations. Close proximity between both parties , the result of an inter-relationship promoted by the opening of the school to parents and guardians as well as the local community so that educators / family or guardian relationship is ever closer , it is necessary , allowing participate actively in all the activities promoted by this . This reflection will allow a better understanding of the relationship between parents and early childhood educators, ways collaborate, allowing me to reflect critically on what is / should be the pre - school education. This work reflects on my experience as an educator involved in the experience of the relationship between school and family. Thus, the main goal is that closer ties in the relationship between school / family, because the mutual information that can be provided and also the importance of the personal and educational development of children in preschool is essential. It is the institution of the family that the child begins life as a social individual and that the school is in partnership with the community, this is part of a socialization process that unfolds over a lifetime. It objectively apparent the need for school / family become privileged partners of the whole educational process, so that throughout this ongoing interaction one can obtain a balanced and harmonious development of children. So that there is a trust and a climate of familiarity becomes crucial that schools are promoting strategies that promote closer ties between families to school.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17708
Aparece nas colecções:FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Mestrado Carla Moreira Sousa.pdf2,64 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.