Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17692
Título: Gestão e melhoria de processos logísticos : projeto no centro logístico da Parfois
Autor: Afonso, André Filipe Vila-Chã
Orientador: Ribeiro, Rita
Fontes, Nuno
Palavras-chave: Melhoria contínua
Lean thinking
Processos logísticos
Continous Improvement
Logistics processes
Data de Defesa: 13-Nov-2013
Resumo: Mais do que proporcionar um crescimento sustentado nas empresas, as melhorias nos processos devem ser um pensamento constante, não só para gestores de topo, mas também para qualquer pessoa, independentemente da função ou da organização. Por forma a acompanhar o seu crescimento exponencial nos últimos anos, a Parfois, marcaa portuguesa líder do mercado nacional de acessórios de moda, tem vindo a remodelar continuamente o seu centro logístico em Rio Tinto, Portugal. Inserido no programa de melhoria contínua das operações, este projeto teve como principal objetivo reestruturar os processos de distribuição de consumíveis para as lojas da marca. Com mais de 400 lojas espalhadas por todo o mundo, era essencial melhorar os processos desta área do armazém para assim garantir elevados níveis de serviço. Começámos por analisar a situação inicial, identificando vários pontos fracos que careciam de melhoramentos. A desorganização e confusão vivida no armazém de consumíveis, a total impraticalidade da hierarquia de produto, a inexistência referências localizadas, a necessidade de faturação manual dos artigos, ou a utilização do sistema de e-mail para as lojas efetuarem as encomendas, contribuíam para que o processo de envio de consumíveis para as lojas fosse lento e pouco eficiente. Para superar todos estes desperdícios, começou-se por uma reorganização do armazém tendo em vista a criação de fluxo na operação e aumento da organização dos produtos, colocando, de seguida, em prática um novo processo de picking para dar melhor resposta à implementação da componente logística de um portal online, meio por onde as lojas passariam a efetuar as encomendas deste tipo de artigos. As melhorias obtidas foram claras. Para além da evidente evolução positiva ao nível da organização do armazém, os lead-times médios de picking e de satisfação das encomendas sofreram grandes reduções, enquanto eram acompanhados por um aumento no nível de output, sem comprometer, com isso, os níveis de serviço. Por outro lado, os colaboradores mostraram-se bastante satisfeitos com as melhorias implementadas e com a simplificação do processo. As metodologias lean contribuíram em larga escala para a implementação bem sucedida das propostas de melhoria neste armazém, onde, atualmente, se procura de forma constante a redução de desperdícios.
More than providing a sustainable growth in firms, the improvement of processes must be a frequent thought, not only for top managers, but for everyone, everywhere, in every organization. To keep up with its outstanding growth in the last few years, Parfois has been constantly rethinking its distribution center in Rio Tinto, Portugal. As part of this, the project that is being now presented had, as its primary objective, to concede a major improvement to the process of consumables dispatching to the stores. With more than 400 stores throughout the globe, it was essential to improve costumer service levels in this warehouse. We started by analyzing the initial situation, identifying different process weaknesses that needed immediate intervention. The total disorganization and clutter of the warehouse, the impracticality of the product hierarchy, the absence of defined product locations, the need for manual invoicing, or the usage of the e-mail service to fulfill the orders, all contributed for a slow and inefficient process. To overcome all this waste, we started to reorganize the warehouse in order to achieve stream improvements in the operation, as well as conceding a better product organization. This first step was essential to put into practice a new picking method, to give the best answer to the implementation of the logistics component of an online portal, from where the stores would place their orders. The results of this project were clear. Beyond the clearly positive evolution in terms of product placement in the warehouse, the average order and picking lead-times were greatly reduced, while facing an increasing level of output, without compromising customer service levels. Process simplification was achieved and the workers revealed themselves pleased with these changes. The lean tools contributed in a large scale to the well succeeded implementation of these improvements in this warehouse, where, nowadays, the searching for waste reduction has become a main objective.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17692
Aparece nas colecções:FEG - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations



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