Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17650
Título: O orientador da prova de aptidão profissional nos cursos profissionais de música : um projeto transdisciplinar integrador de saberes e competências profissionais
Autor: Vieira, Ana Sofia Sousa
Orientador: Serra, Sofia
Palavras-chave: Prova de Aptidão Profissional
Professor orientador-aluno
Cursos profissionais de música
Professional Aptitude Exam
Teaching-student
Professional education in music
Data de Defesa: 30-Jun-2014
Resumo: No presente relatório, teoricamente fundamentado, propõe-se uma introspeção pessoal e profissional, revisitando práticas, interiorização de conceitos, procedimentos instrutivos e sua contextualização subjacente para a lecionação, aptidões consideradas relevantes para o desempenho profissional e para o enriquecimento e promoção docente. Para além de um levantamento exaustivo do estado da arte em práticas pedagógicas no ensino-aprendizagem, sustentadas pela revisão bibliográfica das orientações curriculares previstas para o ensino profissional de música, pretende-se fornecer uma perspetiva alargada da disciplina, projetos coletivos, na ótica desta professora orientadora, evidenciando aspetos importantes na conceção e realização da monografia de Prova de Aptidão Profissional (PAP). Para complementar o trabalho, introduziu-se um capítulo dedicado ao ensino profissional de música, caracterizando o modelo pedagógico em prática, bem como os pressupostos que lhe deram origem pela vivência em concreto da autora. As atividades relevantes desenvolvidas com os alunos, a par da formação realizada no decurso da atividade docente constituem um pilar fundamental na descrição da vida profissional e organizacional em contexto escolar. No final, oferece-se uma reflexão do trabalho realizado, focado e direcionado para uma resposta e/ou interpretação à problemática em estudo, a partir da qual, se explanam algumas ideias e práticas para trabalho futuro.
In this report, theoretically grounded, we propose a personal and professional introspection, revisiting practices, internalization of concepts, instructional procedures and consequent contextualization for teaching, relevant skills for a job performance and for the enrichment and teaching promotion. In addition to a comprehensive survey of the state of the art in teaching/learning practices, supported by the literature review of the curriculum guidelines provided for the professional music education, it is intended to give a broad perspective of the suject, collective projects, from the viewpoint of the guiding teacher, highlighting important aspects in the design and achievement of the monograph author. To complement the work, a chapter was introduced, which was dedicated to the professional education in music, featuring the pedagogical model in practice, as well as the assumptions that appeared with it. The relevant activities worked out with the students, along with the training of teaching activity, are a basic pillar in the description of professional and organizational life in a school context. In the end, there’s a reflection of the undertaken work, focused and directed towards a response and/or interpretation of the issue studied, from which some ideas and practices are explained in order to develop a future work.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17650
Aparece nas colecções:EA - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
dissert ensino de música UCP. docx.pdf7,82 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.