Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17649
Título: Discurso musical e técnicas contemporânea(s) na pedagogia da flauta transversal : contributo para um catálogo de obras para o 6º, 7º e 8º grau
Autor: Cancela, Sílvia Alexandra
Orientador: Lopes, Paulo Ferreira
Wagner, Stéphanie
Palavras-chave: Pedagogia musical
Flauta transversal
Técnicas estendidas
Música contemporânea
Musical pedagogy
Flute
Extended techniques
Contemporary music
Data de Defesa: 5-Mar-2015
Resumo: O presente estudo, intitulado “Discurso musical e técnicas contemporânea(s) na pedagogia da flauta transversal: contributo para um catálogo de obras para o 6º, 7º e 8º grau” inscreve-se na problemática da melhoria das práticas pedagógicas no ensino da música. Procurou analisar e refletir sobre o impacto e utilização das técnicas estendidas na disciplina de flauta transversal nos Cursos Secundários Artísticos Especializados de Música. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, centrada num estudo de caso, foi realizada, numa primeira fase, através de revisão bibliográfica, maioritariamente pelas obras publicadas pelos autores Pierre-Yves Artaud e Robert Dick. Foi também elaborada uma análise ao programa de flauta transversal proposto pelo Conservatório de Música de Lisboa em 1989. Por fim, consideraram-se os seguintes aspectos: contexto histórico, cultural, musical e pedagógico de Portugal. Esta reflexão teve como objetivo último compreender as necessidades e carências atualmente existentes no ensino da flauta transversal no país. Este estudo de caso foi complementado por uma estratégia metodológica de natureza qualitativa (o inquérito por questionário), aplicado a 12 professores de flauta transversal que lecionam em Portugal e desenvolvido de forma a entender qual a relação que os mesmos têm com as técnicas e a linguagem contemporânea. As técnicas de análise, tratamento e interpretação de dados foram executadas através da comparação dos resultados, por análise estatística e de conteúdo das respostas. Os resultados obtidos permitem concluir que existem preocupações generalizadas na abordagem à linguagem contemporânea, assim como também das técnicas estendidas no ensino da flauta transversal em Portugal. Também foi possível apurar os significativos contributos no reforço e no desenvolvimento de algumas competências fundamentais ligadas ao: som, dinâmica, afinação, mecanismo, flexibilidade, articulação e apoio através do trabalho das técnicas estendidas. Desta forma, é proposto uma lista de obras para flauta transversal que possuem técnicas estendidas a serem abordadas dentro deste âmbito académico para o 6º, 7º e 8º grau do curso secundário. Este conjunto de obras foram selecionadas através da adequação técnica capaz e benéfica de forma a proporcionar uma nova perspectiva no alargamento da aprendizagem da flauta transversal.
This study, entitled "The musical discourse and contemporary techniques(s) in the pedagogy of flute: contribution to a catalog of works for the 6th, 7th and 8th grade" is part of the problem of improving pedagogical practices in music education. Sought to analyze and reflect on the impact and use of extended techniques in the discipline of the transverse flute Courses Artistic Secondary Specialized Music. This research was qualitative; focusing on a case study was performed in the first phase a literature review, mainly through the works published by Pierre-Yves Artaud and Robert Dick. Was also prepared an analysis of the flute program proposed by the National Conservatory of Music in 1989 finally took into consideration the following aspects: historical, cultural, musical and pedagogical context of Portugal. This reflection was the ultimate goal, to understand what the needs and currently shortcomings in teaching flute in the country. This case study was complemented by a qualitative methodological strategy (the questionnaire survey), applied to 12 teachers who teach flute in Portugal and developed in order to understand what relationship they have with the techniques and contemporary language. Analysis techniques, processing and interpretation of data were done by comparing the results before a statistical and content analysis of responses to surveyed. The results allow us to conclude that there is currently widespread concern in the approach to contemporary language but also of extended techniques in teaching the flute in Portugal. It was also possible to determine the significant contributions in strengthening and developing some key skills related to: sound, dynamics, pitch, engine, flexibility, coordination and support through the work of extended techniques. Thus, we propose a list of works for flute which have extended to be addressed within this academic context for the 6th, 7th, 8th grade and teaching techniques. This set of works were selected through a technical adequacy able and beneficial to provide a new perspective on the wider learning the flute.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17649
Aparece nas colecções:EA - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Silvia Cancela_Tese_Final_TOTAL.pdf9,66 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.