Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17507
Título: Perfil da escola profissional como uma organização aprendente
Autor: Martins, Alexandra Isabel da Fonseca
Orientador: Lopes, Albino
Palavras-chave: Organizações Aprendentes
Aprendizagem
Organização
Aprendizagem Organizacional
Professores
Escolas Profissionais
Liderança
Organizations learners
Learning
Organization
Organizational Learning
Teaching
Vocational Schools
Leadership
Data de Defesa: 13-Fev-2015
Resumo: No contexto dos esforços atuais para aumentar a produtividade e superar a competitividade no seio das Escolas Profissionais portuguesas, surge este estudo que tem como finalidade compreender e avaliar em Organizações de Ensino Profissional o nível de implementação dos princípios orientadores, do que Senge (1990) chamou, Organizações Aprendentes. Partindo do convicto pressuposto que a Aprendizagem é um fenómeno inerente a todas as interações humanas e, desta forma, indissociável do contexto organizacional em causa, pretende-­‐se verificar a aplicabilidade do modelo de Organização Aprendente de Bowen et al. (2006), School Success Profile -­‐ Learning Organization (SSP-­‐LO) às Escolas Profissionais portuguesas. Para a compreensão desta temática, foram delineadas duas questões de partida: quais os fatores que definem o Perfil de uma Escola Profissional enquanto Organização Aprendente?; e qual o papel dos agentes na construção desse paradigma?, procurando assim promover a construção da Escola Profissional enquanto uma Organização Aprendente. Desta forma, o estudo procede a um Enquadramento Conceptual, a uma Revisão Bibliográfica que culmina com o Estado da Arte. Quanto à parte empírica, esta é feita com base na realização de um inquérito -­‐ o SSP-­‐LO -­‐ a fim de identificar, de uma amostra constituída pelas Escolas Profissionais portuguesas, o Perfil da Escola Profissional enquanto Organização Aprendente. Através de uma análise confirmatória dos resultados, foi revelada a importância do SSP-­‐LO para avaliar a capacidade das Escolas Profissionais para funcionarem como Organizações Aprendentes em Portugal: foi mostrado um padrão consistente de intercorrelações positivas entre as dimensões da Organização Aprendente, Ações e Sentimentos, e os resultados do Perfil Pessoal, de Desempenho Escolar e de Liderança. Perante estes resultados, os Profissionais da Escola Profissional são capazes de melhor compreender, refletir e direcionar a Organização Escola Profissional como um sistema de serviço ao cliente e orientar o desenvolvimento de intervenções para criar um clima de Aprendizagem que apoia a Prática baseada em evidências e melhoria da Escola.
In the context of current efforts to increase productivity and overcome the competitiveness within the Portuguese Vocational Schools, this study aims to understand and assess in Vocational Teaching Organizations the level of implementation of the guiding principles, what Senge (1990) has called Learning Organizations. Starting from the assumption that Learning is a phenomenon inherent to all human interactions and thus inseparable from the Organizational context in question, it is intended to identify the profile of the Learning Organization in Vocational Schools. To understand this issue, two questions were from the start outlined: what factors determine the classification as a Learning Vocational School Organization?; and the role of agents in the construction of this paradigm?, seeking thereby to promote the construction of Vocational School as a Learning Organization. Thus, the study is a Conceptual Framework and it conducts a Literature Review that culminates with the State-­‐of-­‐ art. As for the empirical part, it is based on an inquiry -­‐ the SSP-­‐LO -­‐ in order to identify, in a sample of Portuguese Vocational Schools, the profile of the Vocational School as a Learning Organization. Through a confirmatory analysis of the results, it was revealed the importance of the SSP-­‐LO survey to assess the capacity of Vocational Portuguese Schools to act as Learning Organizations: it has been shown a consistent pattern of positive interrelationships between the dimensions of the Learning Organization: Actions and Sentiments and the results of the Personal, School Outcomes and Leadership Profiles. Using these results, professionals at the Vocational School are better able to understand and direct the Vocational School Organization as a system of customer service and guide the development of strategies to create a climate of Learning that supports evidence-­‐based Practice and school improvement.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17507
Aparece nas colecções:DEGS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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