Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17476
Título: GOSH Brand cctivation strategy for 2014
Autor: Barata, Vera Sá Fernandes Moutinho
Orientador: Celeste, Pedro
Castro, Marta
Data de Defesa: 10-Jul-2014
Resumo: GOSH is a cosmetics, bath & body and perfume company based in Denmark. Founded in 1945 as a pharmaceutical company, it soon became a well-known brand among women all over the world. Nowadays it is present in 75 countries worldwide. This Master Thesis will focus on the brand Portuguese case, in order to understand its strengths and weaknesses, as well as its challenges and opportunities. From September 2011, GOSH products started being sold exclusively in Well’s in order to better fulfil its beauty promise and serve a higher target needs. It is believed that GOSH products have higher quality than its in-store competitors. Thus, this brand has the potential for attracting female customers for Well’s, but its lack of brand notoriety combined with higher prices, makes most consumers change their mind. Therefore, the brand with greatest potential is the one least recognized and sold. Currently, GOSH is available in 48 Well’s stores all over the country but its brand awareness is low because most of the makeup consumers have never heard of it, including Well’s makeup clients. But because Well’s believes in this brand and recognizes its potential, a great effort is placed on communication and promotion. The development of this case study will use primary and secondary data. Primary data will be based in qualitative interviews within the company, as well as two different surveys conducted online and in-store. Such instruments will aim to target the different stakeholders that are considered relevant in the makeup market: GOSH consumers and makeup consumers in general. Secondary data will be provided by GOSH - as represented in Portugal by SONAE - and it will consist in facts and figures of the company’s past and current performance as well as an overview on current challenges and forecasted ones. Having the opportunity to work in SONAE, as a Marketing Trainee for GOSH and pursuing my passion for the beauty care market and especially for makeup, my role is to draw and put into practice an activation plan for the brand for the year 2014. Therefore, the main purpose of this case study is to analyse and understand the strategy of brand activation that GOSH is intending to put into practice in 2014.
A GOSH é uma marca Dinamarquesa de cosméticos, banho & corpo e perfumes. Criada em 1945 como uma empresa farmacêutica, rapidamente se tornou uma marca reconhecida mundialmente pelo público feminino. Atualmente a GOSH está presente em 75 países. Esta Tese de Mestrado vai focar-se no caso português da marca, de forma a perceber quais os seus pontos fortes e fracos, assim como as oportunidades e desafios que se levantam. A partir de Setembro de 2011, os produtos da GOSH começaram a ser comercializados em exclusivo pela Well’s, por forma a melhor cumprir a sua promessa de beleza e assim, satisfazer as necessidades de um target mais elevado. Considera-se que a marca tem o potencial para atrair mercado feminino à Well’s, mas a sua falta de notoriedade juntamente com os seus preços mais elevados, levam as consumidoras a mudarem de ideias. Desta forma, a marca de maquilhagem com maior potencial é a menos reconhecida e vendida. Atualmente a GOSH está presente em 48 lojas Well’s por todo o país mas a sua notoriedade é baixa, mesmo dentro da loja. Prova disto é o facto das clientes de maquilhagem nunca terem ouvido falar na GOSH, inclusive as que têm por hábito comprar maquilhagem na Well’s. Mas porque a Well’s acredita nesta marca e reconhece o seu potencial, um grande esforço será envidado à volta da sua promoção e comunicação. Neste Case Study recorri a dados primários e secundários. Dados primários incluem entrevistas na Well’s e dois inquéritos, conduzidos online e em loja. Tanto um como outro visam os diferentes stakeholders do mercado da cosmética: clientes GOSH e consumidoras de maquilhagem em geral. Dados secundários foram fornecidos pela GOSH – representada em Portugal pela SONAE – e consistem em factos e números da performance passada e atual da empresa, assim como uma perspetiva geral dos desafios atuais e futuros. Tendo a oportunidade de estagiar na SONAE, como Marketing Trainee da GOSH e prosseguindo a minha paixão pelo mercado de beauty care e em especial, maquilhagem, a minha função é desenhar e ajudar a pôr em prática o plano de ativação da mesma para 2014. Por conseguinte, o objetivo desta Tese é analisar a estratégia de ativação que a marca GOSH se propõem a pôr em prática para o ano 2014.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17476
Aparece nas colecções:FCEE - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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