Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17448
Título: Relações entre as artes visuais e outras áreas curriculares : o binómio conhecimento-criatividade
Autor: Gonçalves, Sandra Cristina Oliveira
Orientador: Silva, João Amadeu Oliveira Carvalho da
Palavras-chave: arte
educação
conhecimento
criatividade
ensino diferenciado e transversalidade
art
education
knowledge
creativity
differentiated instruction and mainstreaming
Data de Defesa: 4-Mar-2015
Resumo: O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, refere-se ao Estágio Pedagógico em Artes Visuais, que teve início em setembro de 2011, na Escola Secundária D. Maria II, em Braga. Reflete sobre o modo como a Arte contribui, no âmbito do ensino-aprendizagem, para a dinâmica de outras disciplinas curriculares. O relatório procura apresentar modos de valorização e aplicação da Arte na educação do aluno. Em concreto, considerando a inclinação do aluno para a necessidade de entendimento e respostas imediatas, visa o estímulo da sensibilidade estética e o incentivo à reflexão no aluno, como antecedentes da ação diferenciada. Para o efeito, recorre-se a diversas linguagens artísticas para favorecer o desenvolvimento da criatividade. O fim último deste relatório é, portanto, articular uma reflexão entre a Arte e a Educação, mostrando as suas relações íntimas, no propósito de uma Educação pela Arte. Neste quadro, procurar-se-á também sublinhar a importância do estreitamento dos laços com outras disciplinas e professores, bem como com a comunidade envolvente. Este estreitamento pode contribuir para o desenvolvimento da criatividade pedagógica nos professores, a autoestima e o autoconceito nos alunos. Deverá também facilitar o desenvolvimento estético e a educação do gosto, ao que acresce o desenvolvimento da perceção sobre o artista e sobre a criação artística.
This report, prepared under the Master in Teaching Visual Arts in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, refers to the Teacher Training in Visual Arts, which began in September 2011, in the High School D. Maria II, in Braga. Reflects on how art contributes in the context of teaching and learning, to the dynamics of other curriculum subjects. The report seeks to present ways of using and applying the art in the student's education. In particular, considering the slope of the student to the need of understanding and immediate responses, aimed at stimulating aesthetic sensibility and encouraging reflection on the student, as antecedents of different action. To this end, we resort to various art forms to encourage the development of creativity. The ultimate goal of this report is therefore to articulate a reflection between Art and Education, showing their intimate relationships, the purpose of an Education through Art. In this context, an attempt will also stress the importance of closer ties with other disciplines and teachers, as well as the surrounding community. This narrowing can contribute to the development of creativity in teaching teachers, self-esteem and self-concept in students. Should also facilitate the development and education of aesthetic taste, which adds to the development of perception about the artist and the artistic creation.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17448
Aparece nas colecções:FF - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio_2013_Sandra Gonçalves.pdf4,16 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.