Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17412
Título: O Pensamento Crítico na Universidade Católica do Porto, Um Projeto em Construção
Autor: Gil da Costa, Maria Helena da Silva
Andrade, Ana
Fernandes, Aida
Soares, Conceição
Pereira, Henrique Manuel
Amado, João
Couto, José António
Castro, Maria Guilhermina
Silva, Margarida
Teixeira, Vítor
Palavras-chave: Pensamento crítico
Pensamento criativo
Ensino/educação
Investigação
Data: 2014
Citação: GIL DA COSTA, Maria Helena da Silva… [et al.] - O Pensamento Crítico na Universidade Católica do Porto, Um Projeto em Construção. In VIEIRA, Rui Marques …[et al.] - Pensamento Crítico na Educação: Perspectivas Actuais no Panorama Internacional. Aveiro: UA Editora, 2014. ISBN 978-972-789-424-6. p. 57-70
Resumo: Em 2011, emergiu, no Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, um plano pedagógico pioneiro e inovador. Tem como meta primordial a promoção de uma reflexão contínua, ampla, aprofundada e transversal, por forma a instituir como marca da comunidade académica o compromisso com o Pensamento Crítico. Este plano tem como alicerces maiores o entendimento do Ser Humano como entidade complexa e pluridimensional e o da Educação como um processo continuado de formação integral e integrada. Neste sentido as coordenadas são: dignidade da pessoa e desenvolvimento humano; liberdade de pensamento, sentimento e expressão crítico-criativa; cultura da cidadania e de participação; solidariedade e respeito pela alteridade; trabalho colaborativo de intercâmbio de saberes e culturas; transformação do conhecimento em consciência e compromisso social. Esta comunicação tem por objetivo apresentar o processo de implementação do referido projeto que, com base num modelo multi e interdisciplinar, se desenvolve em dois grandes eixos: 1. Ensino – por um lado, formação de docentes e colaboradores da Católica Porto; por outro, seminários para todos os alunos de licenciatura das suas unidades académicas, no intuito de: (i) munir os aprendentes de instrumentos que lhes permitam refletir de um modo mais estruturado, abrangente, profundo e crítico; (ii) melhorar a aprendizagem reflexiva e pessoal, num ambiente de aprendizagem em que todos assumam um papel ativo; (iii) estimular a consciência da necessidade de cidadãos atuantes numa sociedade em mudança em busca de alternativas. 2. Investigação – com uma vertente inter e transdisciplinar, traduz-se num trabalho de equipa capaz de contribuir para a criação de um espaço de reflexão permanente e para a diversidade de perspetivas e formas de ser e estar no mundo.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17412
Aparece nas colecções:ICS(P) - Livros e partes de livros / Books and chapters
EDP - Livros e partes de livros / Books and chapters
FT(NP) - Livros e partes de livros / Books and chapters
ESB - Livros e partes de livros / Books and chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O Pensamento Crítico na Universidade Católica do Porto, Um Projeto em Construção.pdf866,49 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.