Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17371
Título: Millennium BCP in the African markets
Autor: Salvado, Catarina Soares
Orientador: Cardeal, Nuno
Data de Defesa: 17-Jul-2014
Resumo: This master thesis is presented in the form of a case study and portrays the internationalization of a Portuguese company, Millennium bcp, to the emerging African markets (Mozambique and Angola), highlighting the main challenges and the strategic options applied in each of them. Millennium bcp is the biggest private bank in Portugal that has soon decided to expand its operations to Angola and Mozambique. It first moved to Mozambique with the brand Millennium Bim and only some years later to the Angolan market with Millennium Angola. While Bim soon got positive results, achieving a leadership position in the Mozambique market and now tries at all costs to preserve it; Millennium Angola has a more reduced presence in the Angolan market and couldn’t achieve the strong desired positioning yet, taking its CEO to a dilemma situation. The present case study should be used as a teaching tool, since it allows the analysis and further discussion, using strategic frameworks that are taught in class, of a real life situation.
A presente tese de mestrado é apresentada na forma de estudo de caso e ilustra a internacionalização de uma empresa Portuguesa, Millennium bcp, para os mercados emergentes africanos (Angola e Mozambique), destacando os principais desafios e as opções estratégicas aplicadas a cada um dos mercados. O Millennium bcp é o maior banco privado português que cedo decidiu expandir as suas operações para Angola e Moçambique. Posicionou-se primeiro em Moçambique com a marca Millennium Bim e só alguns anos depois entrou em Angola com o Banco Millennium Angola. Enquanto o Bim cedo obteve resultados positivos, atingindo assim uma posição de liderança no mercado Moçambicano, e tenta a todos os custos preservá-la; o Millennium Angola tem uma presença mais reduzida no mercado Angolano, não conseguindo atingir ainda o forte posicionamento desejado, levando o seu CEO a um dilema situacional. O presente estudo de caso deve ser usado como ferramenta de ensino, uma vez que permite a análise e discussão, utilizando ferramentas estratégicas dadas em aula, de uma situação real.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17371
Aparece nas colecções:FCEE - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Master Dissertation - Millennium bcp in the African Markets.pdf3,17 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.