Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17347
Título: As TIC no 1º ciclo do ensino básico : o papel do coordenador TIC
Autor: Santos, Ângela Patrícia Aveiro dos
Orientador: Lagarto, José Reis
Data de Defesa: 2013
Resumo: A integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem envolve uma mudança cultural em cada estabelecimento de ensino. Esta mudança pode ser facilitada por um Coordenador TIC, capaz de auxiliar e incentivar os colegas a trabalhar de forma sólida e colaborativa na integração das TIC no processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo, decorreu no ano lectivo 2010/2011, em seis escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) num dos concelhos da Região Autónoma da Madeira (RAM), e pretende estudar o papel do Coordenador TIC na promoção da utilização das TIC e analisar a sua influência na utilização das TIC pelos professores. Esta investigação apresenta uma abordagem metodológica que se insere no paradigma qualitativo-quantitativo, com recurso ao estudo de caso múltiplo. Foi realizado uma entrevista a cada um dos seis Coordenadores TIC das seis escolas em estudo e aplicado um inquérito por questionário aos professores dessas mesmas escolas. Numa perspectiva de triangulação dos resultados, foi ainda efectuada uma análise documental a documentos oficiais da escola que abordam a utilização das TIC, como por exemplo, o Plano TIC. Os resultados deste estudo sugerem que os coordenadores TIC cumprem a maioria das funções técnicas e pedagógicas associadas a esta figura e definidas no Despacho Normativo n.º 3/2010, mas, por vezes, são solicitados a exercer outras funções que não se encontram definidas na legislação em vigor. A falta de competências/formação em TIC e a carga horária atribuída são apontadas como obstáculos ao desempenho das suas funções. O género, a idade e o tempo de serviço parecem não influenciar o seu desempenho; por outro lado, o seu perfil e as suas concepções face às TIC tendem a influenciá-lo. Os professores esperam que estes profissionais os auxiliem na integração das TIC na sala de aula e na adopção de novas práticas pedagógicas.
The integration of Information and Communication Technology (ICT) in teaching and learning process involves a cultural change in each school. This change can be facilitated by one ICT Coordinator, who is able to assist and encourage colleagues to working solidly and collaborative in integration of ICT in teaching and learning. This study realized, in 2010/2011, in six primary schools in one of the municipalities of the Autonomous Region of Madeira, desire to study the role of ICT Coordinator in promoting the use of ICT and analyze their influence on the use of ICT by teachers. This study presents a methodological approach which fits into the paradigm qualitative-quantitative, using the case study. We conducted an interview with each of the six ICT Coordinators of the six schools studied and applied a questionnaire to the teachers of those schools. Perspective triangulation of results, yet done a documentary analysis of official documents related to the school ICT, such as the ICT plan. The results of this study suggest that ICT coordinators realize most of the techniques and pedagogical functions associated to this figure and defined in Despacho n.º 26 691/2005, but sometimes they are requested to execute others functions which aren’t defined in legislation. Lack of skills/training in ICT and the time allocated are seen as obstacles to the performance of their duties. The gender, age and time of service doesn’t seem to influence their performance while his profile and his concepts relation to ICT tend to influence him. Teachers expect these professionals assist in the integration of ICT in the classroom and in adopting new teaching practices.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17347
Aparece nas colecções:FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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