Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17282
Título: O papel dos gestores intermédios na liderança, organização e supervisão de professores numa escola com 3º ciclo e ensino secundário
Autor: Magro, Maria Brites da Conceição Martins
Orientador: Almeida, José Maria de
Palavras-chave: Supervisão
Liderança
Dinâmicas Organizacionais
Trabalho de Equipa
Desenvolvimento Educacional
Supervision
Leadership
Organizational Dynamics
Teamwork
Educational Development
Data de Defesa: 23-Mar-2015
Resumo: O nosso trabalho de investigação centra-se no papel do coordenador de departamento enquanto chefia intermédia das escolas, particularmente nas suas funções de líder que coordena e orienta um grupo de professores. Procuramos compreender qual é o papel dos gestores intermédios na liderança, organização e supervisão de professores numa escola com 3.º ciclo e ensino secundário. Como suporte teórico fundamentamo-nos em autores de referência de modo a adquirir um suporte teórico consistente, que nos auxiliou a definir o rumo mais adequado na investigação realizada, uma vez que permite estabelecer uma relação entre o conhecimento existente sobre o tema e o problema que pretendemos investigar. A metodologia adotada assenta no paradigma qualitativo, por entendermos ser a mais adequada para a prossecução do objetivo principal e tendo em conta que o objetivo fundamental do investigador é o de construir conhecimento e não de fazer julgamentos sobre um dado contexto. Entre os vários métodos possíveis de recolha de informação, optámos por utilizar a observação e por realizar entrevistas. Assim, foram realizadas observações de reuniões e entrevistados todos os coordenadores de departamento, coordenadores do terceiro ciclo e do ensino secundário, coordenador de projetos, coordenador do ensino noturno e coordenador do ensino profissional da Escola onde se efetuou no estudo. Os resultados obtidos indiciam que a maioria das coordenadoras de departamento têm conceitos idênticos sobre a promoção e reflexão sobre as práticas. A grande maioria dos entrevistados considera que a capacidade de liderança é essencial para atingir os objetivos pretendidos Constatamos que o papel de coordenador de departamento enquanto supervisor ainda não foi reconhecido nem assumido plenamente pela maioria dos coordenadores. Existem alguns constrangimentos que poderão constituir um forte obstáculo à implementação das mudanças preconizadas para o papel, funções e competências do coordenador. O desenvolvimento curricular não é prática comum entre os professores.
Our research work focuses on the role of the department’s coordinator as a middle structure of schools, mainly in his role as a leader who coordinates and directs a group of teachers. We try to understand what is the role of middle managers in leadership, organization and supervision of teachers in a school with 3rd Cycle and secondary education. We based our research in referenced authors in order to get a consistent theoretical support, which helped us to find the best way in the investigation. That allows to establish a relationship between what is known on the topic and what we intend to investigate. The methodology used is based on qualitative paradigm because we believe that’s the most suitable for the achievement of our aim, once that the goal of the researcher is to build knowledge and not to make judgments. Among the possible methods of gathering information, we chose to use the observation and the interviews. So at the school we based our study we observed department meetings and interviewed all the heads of department and all the coordinators (third cycle, secondary education, projects, evening classes and vocational education). The results show that most department coordinators have identical concepts on promoting and reflection on practice. The vast majority of respondents believes that leadership is essential for achieving the intended goals We note that the role of coordinator while supervising department has not been fully recognized or assumed by most engineers. There are some constraints that could pose a significant obstacle to the implementation of the recommended changes to the role, functions and powers of the Engineer. Curriculum development is not common practice among teachers.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17282
Aparece nas colecções:FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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