Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17191
Título: A aprendizagem em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária: a visão dos alunos
Autor: Matias Alves, José
Palmeirão, Cristina
Trigo, Luísa Ribeiro
Cabral, Ilídia
Palavras-chave: Aprendizagem
Estratégias de ensino
Clima de sala de aula
Envolvimento do aluno
Territórios Educativos de Intervenção Prioritária
Data: 2014
Citação: MATIAS ALVES, José ...[et al.] - A aprendizagem em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária: a visão dos alunos. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 1645-4006. Vol. 14 (2014), p. 173-208
Resumo: O que faz aprender mais os alunos com perfis de desempenho diferenciado? O que prejudica a sua aprendizagem? Que efeitos tem a variável género e estatuto socioeconómico no desempenho dos alunos? Estas foram as questões-chave de partida de um estudo exploratório realizado em vinte e um Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) na região Norte. Foi aplicado um questionário aberto constituído por sete questões de natureza sociodemográfi ca (ano de escolaridade, turma, idade, sexo, habilitações do pai e da mãe e pessoas com quem vive) e duas questões de investigação “abertas” que pretendiam que o aluno respondente elaborasse uma frase ou um pequeno texto com cerca de 100 palavras onde referisse (1) Na sala de aula as situações onde aprendo mais são; (2) Na sala de aula as situações onde aprendo menos são. Responderam 695 alunos do 5.º e do 7.º anos de escolaridade, durante o ano letivo 2012-2013. Os principais resultados revelam que há uma desigualdade de género no sucesso escolar (os rapazes têm piores desempenhos), que o capital social e cultural tem impacto expressivo no sucesso dos alunos, que os modos de ensinar dos professores têm uma vital importância na perceção de aprendizagem dos alunos, que os modos de estar na sala de aula tem um impacto expressivo nas difi culdades de aprendizagem e que as características e comportamentos dos alunos desempenham também um papel signifi cativo na (não) aprendizagem, sobretudo no caso dos alunos com perfi s de desempenho mais baixos.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17191
Aparece nas colecções:CEDH - Artigos em revistas nacionais com Arbitragem / Papers in national journals with Peer-review

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RPIE_2014_alves, palmeirão, trigo e cabral.pdf394,63 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.