Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17163
Título: Desenvolvimento de um modelo de negócio de comércio eletrónico B2C no e-commerce Sonae MC
Autor: Rebeca, Gonçalo Pereira
Orientador: Silva, Susana Costa e
Palavras-chave: Internacionalização
E-commerce
Modelo de negócio
Suplementos desportivos
Internationalization
Business model
Sports supplements
Data de Defesa: 16-Dez-2014
Resumo: Nos últimos anos tem-se assistido a um crescimento exponencial da indústria dos suplementos nutricionais, com especial destaque para a suplementação desportiva. Com um valor de mercado avaliado em 2,6 mil milhões de € em 2013, este crescimento tem em parte sido sustentado pela migração desta categoria para uma vertente mais mainstream em termos de consumo. Consumidores com estilos e hábitos de vida saudáveis e ativos têm visto com bons olhos a suplementação para manterem os seus requisitos nutricionais satisfeitos. Esta crescente procura por este tipo de produtos não foi ignorada pelas empresas, especialmente no meio digital, em que a entrega de informação muito requisitada por parte deste público-alvo pode materializar-se sobre vários formatos, facilitando a sua tomada de decisão e consequente redução de barreiras de compra. Procurando explorar o potencial económico e boas práticas desta indústria, propôs-se desenvolver um modelo de negócio assente num canal de vendas digital. Foi inicialmente realizado um estudo exploratório sobre a indústria e as suas fronteiras, bem como o levantamento dos mercados de maior potencial e os concorrentes que nele atuam. Posteriormente foram levantados os fatores críticos de sucesso e cruzados com o site atual da empresa para que se pudessem perceber quais os principais pontos a assegurar para a elaboração de um projeto internacional competitivo. Foi então estruturada uma abordagem internacional assente nos moldes de uma parceria de modo a conseguir abordar numa primeira fase o mercado ibérico com uma proposta de valor bem estruturada.
In recent years there has been an exponential growth in the nutritional supplements industry, with special emphasis on sports supplementation. With a market value estimated at € 2.6 billion in 2013, this growth has been supported in part by the migration of this category towards a mainstream market in terms of consumption. Consumers with active and healthy lifestyle habits have relied on supplementation to keep their nutritional requirements satisfied. The growing demand for this kind of products has not been ignored by companies, especially in the digital environment, in which the delivery of information often requested by this target audience might materialize on various formats, facilitating their decision making and consequent reduction of purchase barriers. Seeking to exploit the economic potential and best practices in the industry, it was proposed to develop a business model based on a digital sales channel. It was initially conducted an exploratory study on the industry and its borders, and the evaluation of the largest potential markets and competitors operating on them. Later the critical success factors were evaluated and crossed with the current website of the company so that they could understand what key points were vital to ensure the development of a competitive international project. It was then structured and established an international approach leveraging the strenghts of a partnership in order to initially address the Iberian market with a strong and well-structured value proposition.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17163
Aparece nas colecções:FEG - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.