Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17153
Título: O papel dos pais na transição escolar da criança para o primeiro ciclo
Autor: Fernandes, Guida Alice
Orientador: Gonçalves, Armanda Paula Cunha
Palavras-chave: Pré-escolar
Transição
Família, Criança e Primeiro Ciclo
Pre-scholar
Transition
Family
Child and Primary School
Data de Defesa: 4-Mar-2015
Resumo: A transição do ensino pré-escolar para o primeiro ciclo reveste-se de grande importância na primeira infância, na medida em que vai iniciar uma fase marcada por novos desafios de aprendizagem que é determinante para o seu desenvolvimento pessoal e social. Neste processo complexo e exigente, estão envolvidos vários intervenientes principalmente a família e a criança, sendo por isso muito relevante estudar as dinâmicas associadas. Assim, realizou se um trabalho de investigação qualitativo de natureza fenomenológica. A amostra é não aleatória com três casais e 3 crianças, tratando-se de uma amostra homogénea a casais com um único filho com idade entre os 5/7 anos. Os instrumentos deste estudo para a recolha de dados foram um questionário sociodemográfico e uma entrevista ad hoc. A interpretação dos dados faz-se através da análise de conteúdo categorial. Essa mesma interpretação dos dados, ou seja a análise de dados, indica-nos que os pais dão valor à educação dos filhos, sentem que têm algo a dizer sobre a relação e o envolvimento entre os pais e escola. Assim os pais vivenciam um conjunto de etapas e experiência emocional na entrada do pré-escolar e do 1º ciclo, desenvolvem significados quanto ao contexto educativo da criança, verificam dificuldades da criança nos diferentes contextos educativos, desenvolvem expectativas quando a percurso escolar da criança e denotam que a criança é capaz de desenvolver positivamente. Quanto à criança, esta refere as suas vivências face ao pré-escolar e ao 1º ciclo, os significados que atribui ao anterior e ao actual contexto educativo o factor que considera protector no pré-escolar e no 1º ciclo. Após esta análise surge-nos a discussão dos resultados, sendo que de forma sucinta a transição e adaptação ao 1º ciclo foram positivos tanto para os pais como para a criança. Os significados e o facto das tarefas desenvolvimentais parecerem concluídas, ajudam a criança na transição e adaptação ao novo contexto educativo.
The transition from pre-scholar to the primary scholar is very important in the first childhood, because this is when the child begins a face with new challenge of the learning process which is determing to are social and personal development this complex and exigent process are involved several intervening’s, mainly the family and the child, that’s why it’s very relevant studying the associated dynamics. We want perform qualitative research from phenomenological nature. The simple isn´t aleatory with number of participant’s undeterminants and it is a homogeneous simple to couples with a single child with five/seven years hold. The instruments of this research are a social demographic questionnaire an interviews ad hoc. The interpretation of data is made throw analyses of categorical contents. This same interpretation of the data, ie data analysis, shows us that parents value the education of their children, feel they have something to say about the relationship and involvement between parents and school. So parents experience a set of steps at the entrance and emotional experience of pre-school and 1st cycle, develop meanings regarding the educational context of the child, the child's difficulties occur in different educational contexts, develop expectations when the school career of the child and denote that the child is able to develop positively. As for the child, this relates her experiences over the pre-school and 1st cycle, the meanings attributed to the previous and the current educational context that considers protective factor in pre-school and 1st cycle. After this analysis emerges in the discussion of results, and briefly the transition and adaptation to the 1st cycle were positive for both the parents and the child. The meanings and the fact that the developmental tasks seem complete, help your child transition and adaptation to the new educational context.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17153
Aparece nas colecções:FF - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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