Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17129
Título: O impacto da internet no jornalismo de moda português : reestruturação e mudança
Autor: Pires, Carlota Teixeira Lopes de Morais
Orientador: Ribeiro, Nelson
Palavras-chave: Moda
Jornalismo de Moda
Jornalismo Online
Imprensa Digital
Fashion
Fashion Journalism
Online Journalism
Digital Press
Data de Defesa: 14-Mai-2014
Resumo: O aparecimento da Internet mudou profundamente o jornalismo de Moda, alterando o modus operandi do jornalista, o funcionamento das redações, e a produção e apresentação de conteúdos noticiosos. A presente dissertação incide sobre a compreensão das mudanças que o jornalismo de Moda sofreu em Portugal após o aparecimento da Internet, focando-se essencialmente na imprensa feminina com conteúdos de Moda e na imprensa feminina da Moda. A investigação constrói-se em duas partes principais, sendo que a primeira corresponde ao enquadramento teórico, sustentado na revisão da literatura e a segunda ao trabalho empírico realizado através de catorze entrevistas semidiretivas a profissionais da Indústria da Moda com experiência relevante na área em estudo. As principais conclusões mostram que, numa fase inicial, as revistas de Moda portuguesas resistiram à aceitação da Internet mas, lentamente, começaram a adotar os meios digitais nas suas redações. A Internet aumentou a produtividade do jornalista, criou um novo tipo de jornalismo, com um formato diferente e regras próprias – o jornalismo online, e criou novos desafios às publicações impressas, principalmente ao nível da seleção de conteúdos. Além das alterações provocadas no jornalismo de Moda, a Internet levou à criação de uma nova classe profissional que também se dedica à criação de conteúdos online – os bloguers.
The emergence of Internet has truly altered fashion journalism, changing the modus operandi of the journalist, the forms of operation of the newsroom, the production and the presentation of news content. This dissertation pretends to understand and interpret the changes that fashion journalism suffered in Portugal after the emergence of Internet, focusing mainly on women’s press with fashion contents and fashion magazines. This research comprises two main parts: the first corresponds to the theoretical framework which is supported by relevant literature; the second part includes the presentation of the empirical work and the interpretation of the fourteen semi-directive interviews with professionals that have shown relevant experience in the area of fashion and fashion journalism. The main findings prove that Portuguese fashion magazines showed resistance to the Internet at the time of its emergence. However, recently, newsrooms have slowly been adopting digital media which has increased fashion journalists’ productivity and created a new kind of journalism – the online journalism. This change has also led to new challenges for print publications, especially in terms of editorial selection. Moreover, the Internet has led to the formation of a new professional class that is also committed to the production of online fashion content – the bloggers.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17129
Aparece nas colecções:FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Final.pdf1,15 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.