Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17091
Título: A utilização de um software de comunicação alternativa e aumentativa no desenvolvimento do vocabulário : o caso de uma aluna com paralisia cerebral
Autor: Nunes, Mariana Ferreira Dinis Varela
Orientador: Ribeiro, Célia
Martins, Catarina
Palavras-chave: Paralisia Cerebral
Comunicação Alternativa e Aumentativa
Projeto Bia
Educação Inclusiva
Tecnologias de Apoio
Cerebral Palsy
Augmentative and Alternative Communication
Bia Project
Inclusive Education
Assistive Technologies
Data de Defesa: 10-Nov-2014
Resumo: As novas tecnologias são uma realidade na sociedade atual e as escolas não fogem a regra. Porém, nem sempre sabemos como as devemos utilizar de forma a potenciar o processo de ensino e aprendizagem, no caso específico de alunos com Paralisia Cerebral. Estes alunos apresentam normalmente dificuldades a nível da comunicação, da motricidade e da aprendizagem. Com a presente investigação, pretendemos verificar se uma tecnologia de apoio à comunicação, neste caso um software de computador, auxilia uma criança com Paralisia Cerebral a aumentar o seu vocabulário. O Projeto Bia, utilizado na nossa investigação, é um sistema alternativo e aumentativo de comunicação, mais especificamente uma tecnologia de apoio. Trata-se de um software de computador gratuito e disponível online. Tendo como base o desenho de investigação de sujeito único, os resultados encontrados na intervenção efetuada com uma aluna com paralisia cerebral permitem-nos concluir que a utilização do software em questão possibilitou o aumento do seu vocabulário, assim como o desenvolvimento do seu processo comunicativo.
New technologies are very present in today's society and schools are no exception to that. However, we not always know how to use it in order to enhance the process of teaching and learning in the specific case of students with Cerebral Palsy. These students typically have difficulties in communication, motor control and learning. In this research, we aim to verify how a support communication technology can assist a child with Cerebral Palsy to increase her vocabulary, in this case we used a specific computer software. Bia Project, used in our research, is an augmentative and alternative communication system, more specifically an assistive technology. It is a free software and it’s available online. Based on the design of single-subject research, the results found in the intervention, performed with a student with cerebral palsy, allow us to conclude that the use of this particular software enabled increasing her vocabulary, as well as the development of her communicative process.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17091
Aparece nas colecções:DEGS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mariana Nunes.pdf1,47 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.