Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17082
Título: O acompanhamento e supervisão da prática letiva visto pela avaliação externa das escolas
Autor: Pereira, Maria de Fátima Gonçalves
Orientador: Melo, Rodrigo Queiroz e
Palavras-chave: Supervisão
Práticas supervisivas
Melhoria
Avaliação externa
Inspeção-Geral de Educação
Supervision
Practices of supervision
Improvement
External evaluation
General Inspection of Education
Data de Defesa: 5-Mar-2015
Resumo: O presente trabalho enquadra-se no domínio da Supervisão e Avaliação Externa. O estudo aqui apresentado tem como objetivo central identificar quais as práticas supervisivas existentes nas escolas, desocultadas pelos relatórios da IGE e que sugestões de melhoria deixam os avaliadores às escolas. A Avaliação Externa das Escolas (AEE), levada a efeito por equipas da Inspeção-Geral da Educação (IGE), constitui-se como elemento regulador e promotor da qualidade educativa. Qualquer atividade que envolva momentos de ensino e aprendizagem, deverá ter inerente um processo de supervisão, sendo precisamente a interligação entre os dois domínios o objeto do nosso trabalho de investigação. Desenvolvemos a conceptualização teórica, recorrendo a autores de referência neste campo e que nos apoiaram a argumentação construída, que sustenta o estudo empírico. No que respeita ao estudo empírico, o corpus de análise é constituído pelos relatórios de 35 escolas da região de Lisboa e Vale do Tejo, inspecionadas durante o início do Novo Ciclo de Avaliação (2011-2012). Adotou-se a metodologia de abordagem interpretativa e qualitativa na investigação através de análise documental. Após a análise e a interpretação dos dados obtidos, este trabalho de investigação permitiu-nos concluir que as práticas de supervisão nas escolas são ainda insuficientes, visíveis nas classificações atribuídas a este fator, e expressas nos relatórios da Inspeção-Geral de Educação no âmbito da avaliação externa das escolas. Apenas podemos falar de práticas colaborativas. A nível de práticas letivas e supervisão pedagógica, existe ainda um longo caminho a percorrer. Considera-se que o sucesso e otimização de todo este processo supervisivo/avaliativo depende de forma determinante do modo como as lideranças e a comunidade educativa se posicionam relativamente à sua utilidade e validade educativa. Pensamos que passará pela necessidade de protocolar a implementação de dipositivos de supervisão bem como de refletir acerca da sua importância.
This work frames within the field of Supervision and External Evaluation. The central objective of this study aims to identify which practices of supervision existing in schools are found in the External Evaluation of Schools reports and which suggestions for improvement let the evaluators to schools. The External Evaluation of Schools, carried out by teams of General Inspection of Education, is established as a regulator and a promoter of the educational quality. Any activity that involves moments of teaching and learning should be inherent in a process of supervision, being precisely the interconnection between the two domains the object of our research work. We develop the theoretical conceptualization, using reference authors in this field and who supported our built argument that maintains the empirical study. With regard to the empirical study, the corpus of analysis consists of the reports of 35 schools in the region of Lisbon and Tagus Valley, inspected during the New Cycle of Assessment (2011-2012). We adopted the methodology of interpretive and qualitative approach to research through documentary analysis. After the analysis and interpretation of data, this research work has allowed us to conclude that practices of supervision in schools are still insufficient, visible in the ratings given to this factor, and expressed in the reports of the General Inspection of Education in the External Evaluation of Schools. We can only talk about collaborative practices. In what concerns the teaching practices and pedagogical supervision, there is still a long way to go. It is considered that the success and optimization of all this supervison/evaluation process depends decisively on how the leaders and the educational community position themselves in relation to its usefulness and educational validity. In this sense it is essential to assure the implementation of supervision devices as well as to promote the reflection on its importance.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17082
Aparece nas colecções:FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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