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Título: Impacto da concorrência na performance do retalhista
Autor: Rocha, Inês Barbosa de Magalhães e Silva
Orientador: Machado, Joana César
Ribeiro, Ricardo
Palavras-chave: Retalho
Concorrência
Localização
Gama
Variedade e Preço
Retail
Competition
Location
Assortment
Variety and Price
Data de Defesa: 24-Set-2014
Resumo: Este estudo procurou analisar e medir o impacto da concorrência na performance de um retalhista com vários pontos de venda e, posteriormente efetuar propostas de dinamização comercial em algumas dessas lojas. A pertinência deste tema é cada vez maior, tendo em conta o contexto altamente competitivo e imprevisível em que se movem as empresas, exigindo que estas se voltem para o ambiente externo e desenvolvam estratégias eficazes de consolidação da sua posição de mercado a partir de uma análise aprofundada do consumidor e da atividade concorrencial. Na tentativa de medir o impacto da concorrência nos resultados da empresa, antes demais, identificou-se como ponto de partida os fatores mais valorizados pelo consumidor na escolha da loja e da categoria, nomeadamente o preço, a localização, a variedade e a gama. Posteriormente, estes mesmos fatores ajudaram a definir as variáveis caracterizadoras do retalhista, dos seus principais concorrentes e da sua área de influência, como o mercado potencial alimentar e a intensidade comercial. Nesse sentido, foram construídas duas regressões, uma top-level – que aborda o impacto global da concorrência ao nível da loja – e outra middle-level – que diz respeito à análise à categoria. Ambas as regressões são baseadas na aplicação do modelo teórico Multi-level Demand System. Os resultados da terceira especificação top-level sugerem que, lojas com áreas maiores e mais artigos vendem mais. Quanto à análise à categoria, os consumidores não são sensíveis ao aumento do nº de módulos nas categorias A, I, G, D e C, contrariamente ao verificado nas categorias B, E, F e H.
This study sought to analyze and measure the competition impact on the performance of well-known Portuguese retailer with many point of sales and, subsequently make proposals to boost net sales in some of these point of sales. The relevance of this issue is growing, given the highly competitive and unpredictable environment in which companies move, demanding companies to turn to the external environment and develop effective strategies to consolidate its market position. In an attempt to measure the impact of competition on business results, it was identified, as a starting point, the most valued factors in the store and category choice, including price, location, variety and range. Later, these same factors have helped define the characterizing variables of the retailer, of its major competitors and its influence area, like the potential market and commercial activity. To achieve this goal, a top-level regression and a middle-level regression were designed, based on the Multi-level Demand System theoretical model. The results of the third top-level specification suggest that point of sales with larger area and more items sell more. Regarding the category analysis, consumers are not sensitive to the increase of modules in categories A, C, D and G, in opposition to the categories B, E, F and H.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17055
Aparece nas colecções:FEG - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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