Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/17009
Título: Dimensão social do e-Commerce : um estudo de caso
Autor: Pereira, Diogo de Lamares da Piedade e Teixeira
Orientador: Andrade, António
Palavras-chave: Electronic commerce
Social commerce
Social media
Data de Defesa: 16-Jul-2014
Resumo: Os hábitos de consumo estão a alterar-se. Do mesmo modo, a popularidade dos serviços online e das redes sociais está a aumentar. Esta tendência fez emergir um novo tipo de Electronic Commerce (EC) chamado de Social Commerce (SC). O SC, que combina tecnologias, internet, comércio e desenvolvimento social, tem vindo a satisfazer as necessidades de procura de informação e a partilha de experiências online, facilitando a tomada de decisão por parte do consumidor. Nesse sentido, sabendo que cada vez mais a informação está disponível em qualquer dispositivo, em qualquer local e a qualquer hora, resta saber: “Como é que uma empresa tradicional atua no comércio social?”, tendo em consideração, tanto a identificação das tecnologias de suporte ao SC, como as suas estratégia de implementação. Para responder a esta questão fez-se um estudo de caso sobre a Vista Alegre Atlantis (VAA). Na recolha dos dados utilizaram-se técnicas próprias da investigação qualitativa, nomeadamente a entrevista e a observação. Para o seu tratamento fez-se uma análise qualitativa através do programa NVivo 10, construindo-se uma sinopse da entrevista. Posteriormente, realizou-se uma análise interpretativa onde se cruzaram as diversas fontes, resultando um quadro teórico comparativo. Dos principais resultados, destaca-se a importância dada à tecnologia, por parte da VAA, que integra variadas dimensões do SC na sua estratégia de negócio. Assim como, a integração da empresa numa classificação baseada no modelo de maturidade de social media. Salienta-se, ainda, a criação, de uma representação gráfica da atuação da VAA em SC, como também, de um instrumento de recolha de dados relativo ao SC nas empresas. A investigação apresenta, no entanto, algumas limitações quanto ao objeto e âmbito do estudo. Seria útil alargar o foco da investigação a outras empresas, bem como considerar outras perspetivas que incidam mais sobre as pessoas e a informação.
Consumers habits are changing, thus the popularity of online services and social networks is increasing. This trend came up with a new type of Electronic Commerce (EC) called Social Commerce (SC). SC, which combines technologies, internet, trade and social development, appears to fill the gap in the demand for information and the sharing of online experiences. Therefore the decision-making is facilitated by the consumers. In this regard, knowing that, more information is available on any device, anywhere at any time. The question is: “How does a traditional company operates in social commerce? “, taking into account both, identification supporting technologies to SC, well as strategy adjustments, to meet the expectations of their audience. To answer this question we carried out a case study on Vista Alegre Atlantis (VAA). Proper techniques of qualitative research were used for data, including interviews and observation. For data treatment a qualitative analysis was made using NVivo10, which led to the construction of a synopsis of the interview. Then an interpretive analysis took place where the various sources were compared, resulting in a comparative theoretical framework. From the results we can highlight, the importance given to technology, from the VAA, which integrates various dimensions of the SC in its business strategy. As well as the integration of the company on a classification based on the maturity model of social media. We can also emphasize the creation of both graphic representation, on the performance of VAA in SC, well as an instrument for data collection. Some limitations, regarding the object and scope of the study, were found. It would be useful to extend the research focus to other companies and see how they operate in this area, well as to consider other perspectives that focus more on people and information.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/17009
Aparece nas colecções:FEG - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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