Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/16981
Título: Análise comparativa da metodologia dos estudos de tendências
Autor: Marques, Miguel Maria Barroso Paula
Orientador: Perez, Clotilde
Palavras-chave: Tendências
Comportamento de consumo
Etnografia
Coolhunting
Desk research
Comunicação
Trends
Ethnography
Communication
Data de Defesa: 28-Jul-2014
Resumo: Este tema surge da necessidade de entender quais as melhores metodologias para pesquisar e estudar as tendências emergentes na sociedade. O estudo das tendências é, cada vez mais, um assunto a ser explorado, pois atualmente, as sociedades são cada vez mais complexas e fragmentadas a nível cultural, e os indivíduos possuem comportamentos de consumo muito distintos e por vezes, imprevisíveis. Esta conclusão é rapidamente retirada ainda na fase de introdução deste trabalho, após um correto enquadramento temático. Como é comprovado ao longo do trabalho, as metodologias utilizadas na identificação e compreensão das tendências são ferramentas estratégicas excelentes para as empresas, fornecendo uma direção a ser seguida para o desenvolvimento de produtos, serviços, e a comunicação dos mesmos. Excluindo a introdução e as considerações finais, esta dissertação está categorizada em 3 capítulos. Nos primeiros 2 capítulos, é executada uma revisão de literatura que aborda não só o conceito de ‘tendência’, como todos os elementos que as influenciam. Ainda nesta fase, é explicada a importância do estudo das tendências, e quais as metodologias existentes para a sua identificação e análise. A revisão de literatura foi elaborada com base em fontes credíveis, tais como autores, peritos, e empresas que atuam na área em questão e ainda numa minuciosa análise documental. No capítulo 3, são identificadas 3 tendências (1 macrotendência e 2 microtendências). Para a sua identificação, foram aplicados essencialmente métodos de monitoramento de conteúdo mídia, entre outras metodologias descritas nos capítulos anteriores. É possível concluir no final deste trabalho que para cada tipo de tendência, devem ser aplicadas técnicas distintas, muitas vezes de forma combinada para as identificar ou prever e compreender a sua origem.
This issue arises from the need to understand what are the best methods to search and study the emerging trends in society. The study of trends is a subject to be explored , because currently, societies are getting more complex and culturally fragmented, and individuals have very different and sometimes unpredictable consumer behavior. This conclusion is rapidly assimilated in the ‘Introduction’ chapter, in the thematic framework section. As is evidenced throughout the paper , the methodologies used in identifying and understanding trends are excellent strategic tools for companies , providing a direction to be followed for the development of products , services , and communication thereof. Excluding the introduction and closing remarks , this dissertation is categorized into 3 chapters . In the first 2 chapters , we can find a literature review that addresses not only the concept of ' trend ' , as all the elements that influence them. Still in this chapter, it is explained the importance of the study of trends and what are the existing methodologies for identification and analysis . The literature review was designed based on credible sources, such as authors, experts, and companies operating in the business. In chapter 3, 3 trends are identified (1 macrotrend and 2 microtrends. For its identification , monitoring methods in media content, among other techniques described in previous chapters were applied. It was concluded at the end of this work that for each type of trend, different techniques , often combined in order to identify or predict and understand their origin should be used.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/16981
Aparece nas colecções:FEG - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_MiguelMarques.pdf22,64 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.