Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/16965
Título: O impacto do Facebook na publicidade online : uma perspetiva Google versus Facebook
Autor: Branquinho, Inês Maria Pereira
Orientador: Ferreira, Mário Pedro
Palavras-chave: Facebook
Google
Publicidade online
Online advertising
Data de Defesa: 11-Jul-2014
Resumo: Este trabalho teve como objetivo perceber qual o impacto do Facebook na publicidade online. Para tal, decidiu-se realizar uma comparação do seu modelo de negócio online, com o do Google, e perceber qual dos dois é mais eficaz para as empresas portuguesas, na área das telecomunicações, em Portugal. A metodologia utilizada para esta investigação assentou na utilização do crosssectional, um estudo observacional e descritivo que envolveu a recolha de dados, de uma certa população através de, neste caso, um questionário. Posteriormente cruzaram-se os dados obtidos, percebendo-se, assim, quais as variáveis que as empresas consideravam como mais importantes, aquando da sua implementação de campanhas online nestas plataformas. Aquilo que foi possível concluir através deste estudo resulta que o fator temporal, para estas empresas, não tem qualquer importância no seu processo de escolha. Isto é, o fato de o Google ter surgido primeiro que o Facebook, desenvolvendo o negócio nesta área, não influencia a sua escolha em detrimento da outra plataforma. O que estas sim, consideraram como importante, é a circunstância de o mesmo ser um motor de pesquisa, dando mais importância a isso do que ao Facebook como rede social. Além disso, estas consideraram também como variáveis fundamentais as potencialidades de segmentação do seu público-alvo, o custo por impressão ou clique e, no caso particular do Google, ainda o tamanho e configurações dos seus anúncios, e no Facebook os resultados obtidos em campanhas anteriores. Nesta investigação, concluímos que apesar de todo o desenvolvimento e crescimento do Facebook, como rede social, enquanto veículo de campanhas online, as empresas ainda consideram o Google a plataforma mais eficaz.
The aim of this study is to better understand the impact of Facebook on online advertising. It was decided that the best way to do this would be to compare its online business model with that of Google, in order to discover which of the two is considered more efficient by Portuguese companies in the telecommunications industry. The methodology used for this investigation was via a cross-sectional, an obervational and descriptive study involving the collection of data in a certain population througjt, in this case, the use of questionnaire. Subsequently the data obtained was compared in order to highlight those variables which the companies considered most important for the implementation of online campaigns on these platforms. From this study it may be concluded that, as far as these companies are concerned, the time factor bears no importance whatsoever on reasons for choice. Or rather, the fact that Google appeared prior to Facebook and developed this area of business, does not influence choice to the detriment of the other platform. However, what these companies do consider important is the fact that Google is a search engine, giving more importance to this than to Facebook as a social network. Furthermore, which was considered important were the potential for segmentation of target populations, the price per print or click and, in the case of Google, the size and format of their advertisements, and in the case of Facebook, the results obtained from previous campaigns. This investigation concluded that despite the growth and development of Facebook as a social network, as a vehicle for online campaigns, the companies still considered Google to be the more effective platform.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/16965
Aparece nas colecções:FEG - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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