Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/16939
Título: A adaptação da comunicação da Ascendi à nova era "mobile"
Autor: Morais, Carlos Fernando da Silva
Orientador: Côrte-Real, Ana
Pires, Susete
Palavras-chave: Ascendi
Comunicação digital móvel
Sites
Aplicações móveis
Comportamento do Consumidor
Mobile digital communication
Websites
Mobile applications
Consumer’s behavior
Data de Defesa: 23-Jan-2014
Resumo: O acesso à Internet através de dispositivos móveis tem vindo a ganhar um relevo cada vez maior no quotidiano dos consumidores, estando até previsto que, em 2014, a percentagem deste tipo de acessos ultrapasse os acessos via Personal Computer (PC). Em consequência e à luz desta tendência, torna-se crucial para as empresas perceber de que forma devem ajustar a sua comunicação digital a este tipo de consumidores e aos dispositivos que os mesmos utilizam. Neste sentido e no âmbito do estágio realizado na Ascendi, pretendeu-se estudar a relação entre a comunicação digital das empresas e as caraterísticas deste tipo de acessos e consumidores e assim perceber qual a solução que deveria a empresa adotar para melhorar a experiência online dos utilizadores de plataformas móveis. Ou seja, perante o dilema entre a criação de um website otimizado para dispositivos móveis ou o desenvolvimento de uma aplicação móvel, a empresa viu-se obrigada a estudar o consumidor para melhor avaliar as opções em causa. Após apuradas as vantagens, inconvenientes e especificidades de cada uma das opções, a primeira conclusão foi a de que nenhuma delas é, por si mesma, melhor do que a outra. Isto é, ambas devem ser analisadas à luz das necessidades, características e objetivos da comunicação de uma organização em particular e, só desta forma, será possível perceber qual das duas se apresenta como a melhor solução para determinada situação. Dito isto, no caso da Ascendi, a resposta ao dilema recaiu sobre a aplicação móvel, uma vez que esta é aquela que, pelas suas características (como a integração de funcionalidades do dispositivo e a possibilidade de acesso offline), permite satisfazer dois pontos considerados fundamentais para os objetivos da empresa: rapidez e conforto no acesso à informação.
Internet access through mobile devices is becoming ever more important in the daily lives of consumers and, by 2014, it’s expected that the percentage of this type of accesses exceeds the accesses through Personal Computers (PC). Therefore and in awareness of this trend, it is crucial for companies to understand how they should adjust their digital communication to this type of consumer and to the devices that they use. As such and in the context of the internship held in Ascendi, it became necessary to study the relationship between the enterprises’ digital communication and the characteristics of this type of accesses and consumers. The intention was to investigate which solution should the company adopt to satisfy the users of mobile platforms and to improve their online experience. This means that when faced with the dilemma between creating an optimized website for mobile devices or the development of a mobile application, the company was forced to study the consumer in order to better evaluate the options on the table. After the analyses of the advantages, weaknesses and particularities of each of the options, the first conclusion was that none of them is by itself better than the other. Thus both options should be considered and studied accordingly with the needs, characteristics and communication objectives of a particular organization and only then will be possible to understand which of the two is presented as the best solution for that particular case. Therefore, in Ascendi’s case, the answer to the dilemma revealed itself to be the mobile application’s alternative, since this was the one that by its characteristics (such as the integration of the mobile device’s functionalities and the possibility of offline access) met two points considered critical to the company’s goals: speed and comfort when accessing information.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/16939
Aparece nas colecções:FEG - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFM Carlos Morais.pdf1,86 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.