Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/16925
Título: Plano de marketing "Low Cost" : Centro Português de Fotografia
Autor: Cardoso, Sara de Matos Vieira
Orientador: Côrte-Real, Ana
Palavras-chave: Notoriedade
Centro Português de Fotografia
Comunicação
Redes Sociais
Notoriety
Portuguese Center for Photography
Communication
Social Networks
Data de Defesa: 3-Set-2013
Resumo: Este trabalho realizado no âmbito do mestrado, na modalidade de estágio, teve como objetivo por parte da instituição acolhedora (Centro Português de Fotografia) a realização de um Plano de Marketing Low Cost. Pretendeu-se examinar as razões da baixa notoriedade da instituição, quando comparada com outras e, tentar encontrar soluções que possam alterar este rumo, ao menor custo possível. Apesar de ter havido um aumento do número de visitantes, a instituição acredita que em muito se deveu ao aumento do número de turistas estrangeiros. No entanto, mesmo com este aumento, o Centro Português de Fotografia acredita ainda não ter a notoriedade pretendida, quando comparado com outras instituições. De forma a avaliar-se a notoriedade e a imagem da instituição, foi realizado um estudo de mercado a 160 inquiridos utilizando o método de amostragem não probabilístico por conveniência. Estes questionários foram realizados em quatro grandes áreas da Cidade do Porto (Porto, Cedofeita, Foz e Gondomar). A avaliação dos resultados demonstrou que apenas uma pequena percentagem conhece o Centro Português de Fotografia. Com base nestes resultados, na situação da empresa e nas ações desenvolvidas pelos concorrentes, desenvolveram-se planos de ação que se baseiam no aumento da confiança do público para com a instituição assim como o seu envolvimento. Todas as ações foram elaboradas tendo em conta a oferta do Centro Português de Fotografia, a sua situação financeira, os recursos disponíveis e o trabalho desenvolvido pelos concorrentes. É recomendado que o Centro Português de Fotografia tome medidas imediatas para aumentar a sua notoriedade, adotando uma imagem renovada e “clean” e tornando-se uma instituição mais aberta ao exterior transmitindo as vantagens de visitar a instituição. É igualmente necessário e recomendado que as políticas de Recursos Humanos se alterem, de forma a melhorar a comunicação interna e, que todos os colaboradores trabalhem em conjunto para o mesmo objetivo.
This work performed under the Master, in the form of training, aimed by the host institution (Portuguese Center for Photography) the realization of a Low Cost Marketing Plan. Intends to examine the reasons for the low reputation of the institution, when compared with others and try to find solutions that can change this direction at the lowest possible cost. Although there was an increase in the number of visitors, the institution believes that much was due to the increased number of foreign tourists. However, even with this increase, the Portuguese Center for Photography believes does not have the notoriety desired when compared with other institutions. In order to evaluate the visibility and image of the institution, we conducted a market survey of 160 respondents using non-probabilistic sampling method for convenience. These surveys were conducted in four major areas of Oporto (Porto, Cedofeita, Foz and Gondomar). The evaluation results showed that only a small percentage knows the Portuguese Center for Photography. Based on these results, the company's situation and the actions taken by competitors, were developed action plans that are based on increasing public confidence in the institution as well as its involvement. All the actions were developed taking into account the offer of the Portuguese Center for Photography, their financial situation, available resources and work undertaken by competitors. It is recommended that the Portuguese Photography Centre take immediate steps to increase their notoriety, adopting a renewed image and "clean" and becoming an institution more open to the outside passing on the benefits of visiting the institution. It is also necessary and recommended that Human Resources policies to change, to improve internal communication and that all employees work together toward the same goal.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/16925
Aparece nas colecções:FEG - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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