Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/16919
Título: Como é que as Organizações Não-Governamentais criam valor através da sua comunicação? : o caso da Save the Children International
Autor: Santos, Catarina Marques dos
Orientador: Machado, Joana Pinto Leite César
Palavras-chave: Comunicação
Organizações Não-Governamentais
Direitos humanos
Estudo de caso
Save the Children
Communication
Non-governmental organizations
Advocacy
Human rights
Case study
Data de Defesa: 19-Jun-2014
Resumo: O presente trabalho de investigação tem como objetivo entender o contexto onde as organizações não-governamentais (ong) atuam, com especial incidência na forma como estas desenvolvem e aplicam as suas estratégias de comunicação de forma a alcançarem os seus objetivos e criarem e entregarem o valor esperado aos seus diferentes públicos. Neste sentido, a investigação pretende analisar o caso em particular da Save the Children Internacional e em que medida é que esta ong consegue implementar as suas estratégias de comunicação eficazmente, tendo em conta as necessidades dos seus públicos-alvo e a sua envolvente. Ao longo da investigação, conclui-se que existem bastantes diferenças entre as estratégias de comunicação das ong e de outro tipo de organizações. O contexto onde atuam é mais complexo e, por isso, existe uma maior dificuldade em alcançarem os objetivos estabelecidos. Contudo, estas organizações dispõem de uma maior recetividade do público, liderando, na grande maioria dos casos, as mudanças de opinião e estando na origem de importantes mudanças socioculturais. Os resultados permitiram que se concluísse que, embora as organizações como a Save the Children afetem cada vez mais esforços ao desenvolvimento das suas comunicações, o seu sector ainda denota uma enorme fragilidade em termos de investimento de esforços no sentido de melhorar a eficácia da sua comunicação.
The following research report aims to analyse the context within which Non-Governmental Organisations (NGOs) operate, and in particular how they develop and apply their communication strategies to achieve their objectives and to create value to their different audiences. In this context, this research aims to study the specific case of Save the Children International, analyzing if this NGO can implement an effective communication strategy, bearing in mind the requirements of its market and the environmental factors. The research showed that there are many differences between the communication strategies of non-governmental organisations and other types of organisations, due to the specific aims and modes of operation of NGOs. Their operating environment is more complex and thus it is more difficult for NGOs to achieve their strategic objectives. Nevertheless, these organisations have a higher degree of acceptance by the public, and very often they lead changes in opinion and act as catalysts for socio-cultural change. The results allowed us to conclude that, despite the fact that organisations such as Save the Children allect an increasing effort to the development of their communications, this sector still denotes an enormous fragility in terms of the implementation of resources in its communication strategies.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/16919
Aparece nas colecções:FEG - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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